sexta-feira, 9 de março de 2018

Scooby-Doo, o desenho que nos ensinou que monstros não existem


    Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais  uma postagem do Canil do Beagle. Hoje irei falar de um dos desenhos animados mais cultuados de todos os tempos, que apresentava uma turma de estudantes e seu cachorro de estimação, que introduziu a criançada no universo do terror, mas ensinava que monstros e fantasmas não existiam, estou falando dele, do cachorro mais medroso de todos os tempos: Scooby-Doo.

resolvendo mistérios 

 A ORIGEM:

    Criado pelo famoso estúdio Hanna-Barbera, a proposta original do desenho era apresentar um grupo de jovens envolvidos em investigações, com um clima de mistério e de terror. O nome original do programa era: "Who's Ssssscared", porém, o episódio piloto foi rejeitado, pois foi considerado assustador demais para as crianças.

Hanna, Barbera e Scooby 

     Um dos produtores do desenho, Fred Silverman, ficou encarregado de reformular a nova atração e segundo uma lenda, quando ele estava em um voo para Los Angeles escutou a música "Strangers in the Night", de Frank Sinatra, em um trecho da canção Sinatra repetia a frase: "dooby dooby doo". Ao chegar ao seu destino, Silverman decidiu mudar o tom do desenho e ao lado do desenhista Iwao Takamoto, criou a figura de um cachorro da raça Dogue Alemão e o batizou de Scooby-Doo, transformando-o no protagonista do desenho, que agora passaria a mensagem para as crianças de que fantasmas e monstros não existiam.

Iwao Takamoto o criador de Scooby

OS PERSONAGENS:

    A turma do Scooby-Doo é formada por um grupo de jovens universitários típicos dos anos 60, que criaram uma empresa chamada Mistério S.A e saiam em busca de casos inexplicáveis em seu furgão florido, típico da era hippie, batizado de Máquina Mistério.

a famosa máquina mistério

   O grupo era formado por:

 SCOOBY- DOO:


    O astro da série, é um cachorro da raça Dogue Alemão, que apesar de seu tamanho é extremamente medroso. Está sempre com fome e ajuda o grupo sempre com a promessa de ganhar alguma comida, principalmente os biscoitos Scooby, seus preferidos. 
    Mesmo atrapalhado, é ele quem sempre acaba capturando os vilões do episódio. Scooby encerra cada episódio falando o bordão  "Scooby-Dooby-Doooo !".

SALSICHA:


     Norville Rogers é seu verdadeiro nome, porém prefere ser chamado pelo seu apelido: Salsicha. É o dono de Scooby-Doo, magricelo e de aparência desleixada, assim como seu cachorro, Salsicha é extremamente medroso e divide com Scooby a paixão por comida( segundo uma teoria louca da internet ele vive de larica por causa da maconha, fato que nunca foi provado). Tem pavor de fantasmas e é o primeiro a não querer participar dos casos, mas sempre acaba capturando eles com a ajuda de Scooby. É dele o bordão que dá título ao desenho em inglês: "Scooby-Doo,meu filho cadê você!?".

FRED:


    Fred Jones é o líder da turma, diferente de Salsicha, é corajoso e está sempre atrás de um novo mistério.É apaixonado por Daphne e o responsável por criar armadilhas para prender os criminosos que investiga.

DAPHNE:


    Daphne Blake é seu verdadeiro nome, filha de um militar com uma milionária, Daphne é um imã para confusão, sempre atraindo os vilões e sendo feita refém algumas vezes. Apesar da aparência doce, Daphne é boa em defesa pessoal, graças ao seu pai.

VELMA:


   Velma Dinkley é a caçula do grupo, extremamente inteligente e racional, normalmente é quem resolve os casos em que a turma se envolve.

SCOOBY LOO:


    É o irritante sobrinho de Scooby-Doo, de temperamento "esquentado", sempre acaba colocando a turma em perigo, acabou sendo deixado de lado a partir de 1986. Eu odeio o Scooby Loo com todas as minhas forças desde criança.

INIMIGOS, FANTASMAS E MONSTROS:

     Uma das características da série do Scooby-Doo, foi mostrar para todas as crianças que fantasmas e monstros não existem. No final de cada episódio, era revelado que a criatura em questão era sempre algum criminoso de carne e osso, que sempre estava praticando algum crime comum como: roubo ou apropriação de terras. 
     Sempre que o bandido era desmascarado ele falava: "- Eu teria conseguido, se não fosse por esses jovens intrometidos e esse cachorro estúpido!".

lá vem a famosa frase!

    Entre as principais "criaturas" que apareceram no desenho temos:

 O FANTASMA DO PTERODÁCTILO:


    Era um pterodáctilo verde de olhos vermelhos. Ele era na verdade Jonathan Jacob, que estava aterrorizando uma competição de asa-delta local para que ele pudesse vencer sem concorrência. 

desmascarado

O FANTASMA DO CAVALEIRO NEGRO:


    Era um cavaleiro de armadura preta e uma pena vermelha na cabeça.Seu alter-ego é o zelador de um museu que pretendia roubar quadros valiosos chamado: Sr.Wickles.

desmascarado

MINEIRO DE 49:


    Era o fantasma de um gigantesco mineiro do ano de 1849. Ele tem barba longa e um chapéu grande.Na verdade ele era Hank,um homem que queria roubar o petróleo deixado em uma mina para que ele pudesse vendê-lo. Ele usou a lenda de um mineiro que morreu na Cidade do Ouro em 1849.

desmascarado

 O FANTASMA DO CAPITÃO CUTLER:


    O fantasma do Capitão Cutler, que, segundo a lenda, morreu no mar há muitos anos atrás quando seu barco naufragou, voltou do túmulo para a sua vingança.Na verdade, ele era Ebenezer Tubarão, um marinheiro que queria roubar barcos para revendê-los.

desmascarado

O FANTASMA DE 10.000 VOLTS:


   Era um fantasma feito de raios e eletricidade. Na verdade, ele era o prefeito de uma cidade coberta de neve que estava fazendo de tudo para roubar dinheiro.

desmascarado

MONSTRO DE PICHE:


     É um monstro feito de piche, o vilão por trás dele era o Sr. Stoner, que estava tentando assustar os arqueólogos da Sanctum de Bizâncio para que ele pudesse roubar antigos tesouros do templo.

desmascarado

O FANTASMA ESPACIAL:


      Uma figura fluorescente alienígena, que aterroriza um campo de pouso abandonado. Na verdade ele era Henry Bascombe que estava assustando pessoas para encobrir seu contrabando.

desmascarado

O FANTASMA DE CERA:


     Durante um concurso de dança em que a turma participava, os jovens são interrompidos pelo Fantasma de Cera. Na verdade, ele era Roger Stevens que queria roubar o prêmio do concurso.

desmascarado

  A BRUXA DE SALEM:


     Enquanto passavam pela cidade de Salem, conhecida por ter queimado diversas bruxas, a turma encontra a Bruxa Melissa Wilcox. Na verdade ela era Arleene Wilcox que pretendia ficar com a herança da família.

desmascarada

O CAVALEIRO SEM CABEÇA:


     Quando a turma está de passagem pela cidade de Sleep Hollow no dia das bruxas, acabam encontrando o famoso Cavaleiro sem Cabeça. Na verdade ele era Elwood Crane, que queria assustar sua tia, para que ela entregasse seu colar de diamantes e ele pudesse fugir do país.

desmascarado

AS DIFERENTES SÉRIES DE SCOOBY-DOO:

    Scooby-Doo é o segundo desenho com a maior quantidade de episódios já produzido, perdendo apenas para os Simpsons.

atravessando gerações

    Desde a estréia em 1972, Scooby-Doo estrelou diversos programas ,sendo os principais:

SCOOBY-DOO CADE VOCÊ? (1972/1974) :

o começo de tudo

    Foi a primeira série da turma, contando como um grupo de jovens metidos a detetives que sempre tentavam resolver algum mistério, envolvendo monstros e fantasmas que na verdade eram criminosos disfarçados.

OS NOVOS FILMES DO SCOOBY-DOO (1974) :

encontrando celebridades

    Nessa nova série, a turma da Mistério S.A encontram-se com estrelas da cultura pop e outros personagens da Hanna-Barbera para solucionar mais mistérios, entre os convidados apareceram: Os Harleen Globetrotters, Sonny & Cher, A Família Adams, Dick Van Dyke, O Gordo e o Magro, Os Três Patetas e Batman e Robin. Quando possível, os próprios astros emprestavam suas vozes à versão animada.

O SHOW DO SCOOBY DOO E DO BIONICÃO (1976) :

batman é você?

    Com uma única temporada, a série dividia espaço com o novo desenho: Dinamite: o Bionicão, que mostrava as aventuras de um cachorro robótico e seu dono o super-herói Falcão Azul(inspirado no Batman). Em alguns episódios, os personagens se encontravam, nessa temporada surgiram o primo de Scooby: Scooby-Dão e seu interesse amoroso Scooby-Dee.

O SHOW DO SCOOBY-DOO ( 1976/1978) :

de volta ao básico

     O desenho retorna a sua característica básica da primeira temporada.

SCOOBY DOO E SCOOBY-LOO (1979/1980) :

eu odeio o scooby-loo

    Nessa temporada, a turma ganhou a companhia de Scooby-Loo, o irritante sobrinho de Scooby-Doo, o cachorrinho sempre metia a turma em confusão devido ao seu temperamento. Nessa temporada Fred, Daphne e Velma raramente aparecem nos episódios.

O NOVO SHOW DE SCOOBY-DOO E SCOOBY-LOO (1980- 1984):

queima no inferno cachorrinho desgramado

   Nessa gigantesca temporada odiada pelos fãs, Fred, Daphne e Velma são completamente excluídos do desenho que dá completo destaque ao Scooby-Loo.

OS 13 FANTASMAS DE SCOOBY-DOO (1985):

nova turma

    Nessa nova encarnação, Daphne foi reintegrada a turma com um novo visual e Salsicha passou a usar uma camisa vermelha. O grupo precisa prender 13 fantasmas que foram libertados de um baú, pela primeira vez na série o grupo enfrentou fantasmas de verdade e não bandidos disfarçados. Os jovens contavam com a ajuda de Vincent Van Doido, um feiticeiro com um quê de Dr. Estranho inspirado no ator Vincent Price e de Flim Flam, um jovem asiático aprendiz de feiticeiro.  Apesar de curta, foi uma excelente série pois os episódios eram sequenciais. Foi a última temporada que Scooby-Loo apareceu (graças a Deus).

O PEQUENO SCOOBY-DOO (1988/1991) :

versão infantil

    No final da década de 1980, surgiu uma moda de apresentar versões infantis dos personagens dos desenhos animados:Os Flintstones, Tom e Jerry e Scooby-Doo, ganharam suas versões fofinhas. Nessa série acompanhamos a turma ainda criança resolvendo alguns casos, algumas características marcaram essa versão: Scooby-Doo sempre fazia alguma coisa em troca de um biscoito Scooby, Freddy era um completo tapado, quando Velma estava perto de desvendar o mistério do episódio ela sempre soltava um GENTEEEE!!! Foi introduzido na série um garotinho ruivo e valentão que sempre provocava Salsicha e Scooby: o Ruivo Hering, que era sempre acusado por Fred de ser o vilão do episódio.

O QUE HÁ DE NOVO SCOOBY DOO? (2002/2005) :

usando a internet

    Nova série de desenhos no estilo da primeira temporada, a grande novidade fica por conta do uso da internet e de pequenas mudanças no visual dos personagens.

SALSICHA E SCOOBY ATRÁS DE PISTAS ( 2006/2008) :

mudança de traço

   Nessa nova série apenas Salsicha e Scooby aparecem com destaque, o que chama a atenção é a mudança no traço e no visual dos perosnagens.

SCOOBY DOO MISTÉRIO S.A (2010/2013) :

o começo de tudo

    A nova série retorna para os primeiros dias de Scooby e sua turma, quando eles ainda estão resolvendo mistérios em sua cidade natal, fazendo muitas referências a versões anteriores da franquia, são criados dois elementos novos que foram usados apenas em Os 13 Fantasmas de Scooby-doo; A história tem continuidade como um grande enredo, além disso as relações entre os personagens são bem elaboradas e pela primeira vez vemos as famílias dos mocinhos, aprofundando assim suas características, dando um novo rumo aos roteiros que ficaram muito mais maduros.

FICA FRIO SCOOBY-DOO (2015/2016) :

que m... é isso?

    É a ultima animação de Scooby e sua turma até o momento, muitos fãs odiaram essa série por terem redesenhado os traços dos personagens, deixando-os caricatos e adotando a comédia pastelão.

   OS FILMES:

     No começo da década passada, foram produzidos dois filmes em carne e osso com um bom elenco de atores que se destacavam na época como : Freddie Prinze Jr.(Fred), Matthew Lillard( Salsicha), Sarah Michelle Gellar (Daphne) e Linda Cardellini(Velma), com Scooby-Doo criado por efeitos digitais.

 
o elenco do filme

SCOOBY-DOO O FILME ( 2002) :


SINOPSE:

     Após a Mistério S.A resolver um caso, o grupo se desfaz, pois alguns dos membros não suportavam ver Fred creditando sempre para si os feitos mais difíceis. Eles ficam sem se ver por dois anos, até Emile Mondavarious, o dono de um parque temático chamado "A Ilha do Espanto", contratar cada um deles para resolver um mistério envolvendo o parque. Porém nenhum deles sabia que cada um dos ex-parceiros também fora contratado, com o grupo se encontrando na hora do embarque e concordando em trabalhar juntos mais uma vez. 

como assim eles se odeiam?

     Ao chegarem à Ilha do Espanto, eles são recebidos por Mondavarious, que lhes diz acreditar que alguém jogou uma praga na ilha, pois os jovens chegam normais mas ao saírem são pessoas bem diferentes, muito mais sérios e agressivos. Daphne, Velma e Fred iniciam uma disputa particular para ver quem resolve o caso primeiro, sem imaginarem quem está por trás dos acontecimentos da Ilha do Espanto.

OPINIÃO:

     Péssimo filme, desvirtua totalmente a personalidade da turma, tornando-os insuportáveis, além disso uma das maiores lições da série de que monstros não existem, foi completamente ignorada aqui, os heróis precisam encarar fantasmas de verdade e pra colocar o prego no caixão o verdadeiro vilão do filme é o Scooby-loo!.

SCOOBY-DOO 2: MONSTROS A SOLTA (2004) :


SINOPSE:

    Após se reencontrarem e reativarem a Mistérios S.A., Fred, Daphne, Salsicha, Velma e Scooby-Doo partem rumo a Coolsville para desvendar mais um mistério. Lá está um homem mascarado que  planeja usar uma máquina criadora de monstros para controlar o lugar, a equipe acaba sendo obrigada a enfrentar diversos monstros que derrotaram no passado. Em meio às investigações, eles conhecem Patrick Wisely, o curador do museu local que se interessa por Velma e ainda Heather Jasper-Howe, uma repórter que se apaixona por Fred.

OPINIÃO:

     Muito superior ao primeiro, o novo filme concerta todas as falhas do anterior: o clima lembra totalmente o desenho, a personalidade e até as roupas dos atores é idêntica a versão animada.

finalmente fidelidade

     É muito legal também rever os diversos vilões enfrentados no desenho animado.Pena que devido a péssima recepção do primeiro filme, a segunda parte acabou fracassando nas bilheterias.

    Bem, é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de relembrar ou conhecer um pouco mais desse espetacular desenho que atravessou gerações nos envolvendo em muitos mistérios e ensinando que fantasmas não existem. Se quiserem deixem sugestões de novos desenhos da Hana-Barbera para serem falados aqui no blog, até a próxima postagem!.







Nenhum comentário:

Postar um comentário