quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Os 80 anos do Superman parte 3: O Superman de Roger Stern e Jerry Ordway


     Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a 3ª parte do especial dos 80 anos do Superman. Na postagem de hoje irei abordar uma das fases mais importantes do herói, que começou imediatamente após a saída de John Byrne do título, quando Roger Stern e Jerry Ordway assumiram os títulos do Homem de Aço e resgataram alguns elementos Pré-Crise.
  
o gladiador de aço

OS ARTISTAS:

JERRY ORDWAY:


     Desenhista e roteirista americano, atuou tanto pela Marvel Comics quanto pela DC Comics, seu maior trabalho com certeza foi a reformulação do Capitão Marvel (o SHAZAM, não confundam com o Capitão da Marvel que morreu de câncer), nos anos 90 após a saga Zero Hora, para muitos a fase definitiva do herói.
  ROGER STERN :


     Um dos grandes roteiristas dos quadrinhos de super-heróis, trabalhou tanto para a Marvel Comics quanto para a DC Comics. Entre seus maiores trabalhos se destacam: A Saga do Uniforme Negro do Homem-Aranha, Vingadores Sob Cerco, Doutor Estranho e Doutor Destino: Triunfo e Tormento,  Vingadores VS X-men e segundo John Byrne ele teve grande participação nos roteiros de X-men quando o canadense formava uma dupla com Chris Claremont. “Roger e eu fazíamos as coisas de um jeito para que Chris pensasse que eram idéias dele, mas assumi o controle de 85% da série”, enfatizou polemicamente Byrne à revista “Comics Interview” n° 86, em 1990, essa entrevista saiu no Brasil na Wizard número: 4 da editora GLOBO em 1996. 

O PREDADOR DE METRÓPOLIS:

    Logo após a saída de Byrne ao final do polêmico arco da Supergirl, Stern e Ordway foram convocados para dar um jeito no Superman, tanto os leitores quanto a própria DC Comics não ficaram satisfeitos com o final da trama onde o herói mata a sangue frio os criminosos kriptonianos.

juiz, juri e carrasco

     Nos meses seguintes, o Superman se culpava por ter matado Zod e seus seguidores, ao mesmo tempo ele tinha que lidar com um violento vigilante que surgiu em Metrópolis: O predador.

espancando bandidos

    Sem saber como capturar o espancador de criminosos, o Homem de Aço pede a ajuda do herói Guardião, após muita investigação o Guardião acaba descobrindo que o Predador e o Superman eram a mesma pessoa.

a dramática revelação

      Na verdade, devido ao remorso por ter assassinado os vilões de Krypton, Superman havia criado uma segunda personalidade e não se lembrava de suas ações em claro surto esquizofrênico.
   Com medo do que poderia fazer fora de controle e para exorcizar seus demônios internos o herói decide se exilar no espaço.

SUPERMAN EXILADO:

     Essa foi uma das mais emblemáticas fases do Superman, lembrada com carinho pelos fãs. Durante o período em que agia como o Predador, a Terra sofreu uma Invasão de uma aliança alienígena, Superman ajudou na batalha mas ao fim da guerra se exilou no espaço.   

indo embora da terra

    Superman acabou vagando pelo cosmo e entrou em contato com várias raças de outros planetas e principalmente o Clérigo, um ser que guardava uma relíquia de Krypton: o Erradicador, que iria causar muitos problemas ao herói.

clérigo e o erradicador

O GLADIADOR DO ESPAÇO:

    Em suas viagens pelos confins do espaço, o herói acabou sendo capturado pelo tirano alienígena Mongul, em sua reformulação Pós-Crise.

mongul pós-crise

    Esse ditador  espacial controlava o Mundo Bélico, um planetóide artificial, dotado de autopropulsão e um gigantesco arsenal que capturava pessoas no espaço para lutarem em arenas de batalhas.

o mundo bélico

    No Mundo Bélico, Superman é obrigado a lutar em uma arena como os antigos gladiadores romanos, para a diversão de Mongul e da população do planetóide.

super maximus


     O Homem de Aço vai vencendo todas as lutas, até ser obrigado a lutar um duelo de vida ou morte com Draaga, o campeão de Mongul, o Herói se recusa a matar seu adversário, o que faz com que o tirano interfira na luta e tente matar o Superman. Os dois lutam ferozmente e Superman acaba tendo a ajuda de Draaga, que se sentiu humilhado por não ter sido morto em combate.

a loucura de mongul

   Ao final, Mongul é derrotado e deposto, o herói reencontra o Clérigo que falece em seus braços, exorciza seus demônios internos e resolve retornar para a Terra com o aparelho Erradicador.

superman com o erradicador nas mãos

CLARK KENT NA TERRA?

    Enquanto o Superman estava exilado no espaço, Clark Kent trabalhava tranquilamente no Planeta Diário, mas como isso era possível?  Na verdade antes de se exilar, o Homem de Aço pediu para que Matriz/Supergirl assumisse a sua aparência, pois seria impossível justificar o sumiço do repórter.

matriz como clark kent

    Matriz era um ser transmorfo criado pelo Lex Luthor do universo compacto e que podia assumir qualquer aparência, mesmo debilitada ela concordou com a ideia do Superman, porém isso acabou levando ela a um colapso nervoso.

DE VOLTA A TERRA:

   Depois de uma longa ausência, o Homem de Aço retornou triunfante para Metrópolis, onde enfrentou a intergangue e o demônio conhecido como Gancho.
retorno triunfante

     Em Pequenópolis ( nunca entendi essa bizarra tradução para Smallville), Matriz acaba surtando e assume a identidade do Superman com uma roupa marrom, ameaçando a vida dos pais de Clark.

matriz surtando

      O verdadeiro herói acaba confrontando a transmorfa, que recupera a sanidade e decide também se exilar no espaço.

  A VOLTA DA FORTALEZA DA SOLIDÃO:

    Um dos conceitos mais bacanas do Superman e que fora abandonado na reformulação de John Byrne foi a Fortaleza da Solidão, um esconderijo no Ártico, onde o herói mantinha um memorial ao planeta Krypton.

a fortaleza da solidão pós-crise

    Stern e Ordway resolveram criar a versão Pós-Crise da Fortaleza, agora ela havia sido criada pelo Erradicador, o aparelho havia acumulado toda a cultura do planeta natal do Superman e resolveu criar uma ambiente dedicado a  memória Krypton, onde Kal-El poderia estudar sua antiga cultura.

SALVANDO A BAGUNÇA DE BRAINIAC:

    Talvez o maior erro da reformulação de John Byrne foi o vilão Brainiac, ele virou uma fusão de um paranormal terrestre com as memórias de um alienígena, com um visual que não lembrava nenhuma das versões anteriores de um dos maiores inimigos do Superman.

até byrne erra

    Stern e Ordway tentaram resolver esse problema, eles criaram uma parceria entre Brainiac e Lex Luthor, o vilão paranormal conseguiu convencer o bilionário corrupto a produzir um corpo artificial com base em um dos corpos do vilão Metallo. 

buscando um novo corpo

     A experiência tem sucesso e Brainiac acaba transferindo a sua mente para um novo corpo de pele verde e plugues na cabeça que lembram o visual clássico do vilão.

pele verde e plugues na cabeça

    Ao mesmo tempo, secretamente, Brainiac constrói uma nave em forma de caveira, ataca o Superman e foge para o espaço.
a volta da nave caveira

     Posteriormente, Brainiac retorna para atacar a Terra na saga Pânico nos Céus e foi preciso a união de todos os heróis do planeta para derrotar o vilão.

 FRIO COMO UM KRYPTONIANO:

     Após a construção da Fortaleza da Solidão, o Erradicador passou a interferir na mente do Superman, deixando-o cada vez mais frio, como um verdadeiro Kryptoniano. O herói abandonou seu uniforme tradicional e passou a usar um traje tradicional de Krypton.

o traje kryptoniano

    Ficando cada vez mais violento, o Homem de Aço quase assassinou Lobo e Draaga na lua da Terra.
   Preocupados com o comportamento do filho, Jonathan e Martha resolvem visitar Clark, que passa a agir completamente como um habitante de seu planeta natal.

frio como um alienígena

    O Homem de Aço leva os pais para a fortaleza da Solidão, onde descobrem que o Erradicador estava manipulando a mente do herói. Com a ajuda do pai, Superman consegue destruir o aparelho kryptoniano e depois o joga no Sol.

 A SAGA DA KRYPTONITA VERMELHA:

   Outra grande mudança feita por John Byrne foi acabar com as Kryptonitas de cores variadas, agora existia apenas uma única de cor verde , que enfraquecia o Superman e poderia até matar o herói.

as kryptonitas pré-crise

    Nessa nova saga Lex Luthor acaba firmando uma parceria com o Sr. Mxyzptlk, o duende da 5 ª dimensão fornece ao vilão uma pedra de cor rubra que ele batiza de Kryptonita Vermelha.

a kryptonita vermelha

     Ao entrar em contato com o minério o Homem de aço perde seus poderes e  precisa continuar combatendo o crime.

perdendo os poderes

     O Superman conta com a ajuda do cientista Emil Hamilton, do Guardião e do herói transmorfo Starman. o Professor Hamilton constrói uma armadura especial para que Clark possa encarar um supervilão, enquanto Starman assume a sua aparência e seu poder de voo para ludibriar Luthor.

superman de armadura

   Assim como os poderes haviam sumido, o Homem de Aço recobra eles e volta com tudo para desespero de Luthor. Superman descobre que o responsável pela confusão foi Mxyzptlk e parte com tudo para cima do duende, que assume uma forma monstruosa é derrotado e some.

A MORTE DE LEX LUTHOR:

    Durante a fase de John Byrne, Lex Lutor esculpiu um anel de Kryptonita que impedia que o Homem de Aço se aproximasse do vilão.

o anel de kryptonita

     O grande problema é que o minério era radioativo e contaminou a mão de Luthor, obrigando o bilionário a amputa - lá.

perdendo a mão

     Luthor passou a usar uma mão biônica escondida por uma luva, o anel de Kryptonita foi perdido e posteriormente recuperado pelo Superman, que deixou aos cuidados de Batman em um cofre na batcaverna.

entregando o anel de kryptonita para o batman

     Com o passar do tempo, Luthor descobriu que o tumor de sua mão havia se espalhado pelo corpo todo, o vilão então decide se matar jogando um caça experimental  que pilotava em uma montanha. 
a morte de lex luthor

    Na verdade, existia um propósito muito maior nesse suicídio, mas irei falar disso apenas em uma postagem futura.

O PEDIDO DE CASAMENTO E A REVELAÇÃO DA IDENTIDADE:

   Roger Stern e Jerry Ordway foram os responsáveis por uma das maiores mudanças no status quo do Superman, após a saga da Kryptonita Vermelha, Clark Kent decidiu pedir Lois Lane em casamento, o que é prontamente aceito pela repórter.

finalmente o pedido de casamento

    Pouco tempo depois, a vilã Banshee prateada ataca o apartamento de Clark na frente de Lois, após derrotar a vilã, o repórter toma a decisão mais importante de sua vida e revela sua identidade para amada.
o momento histórico

    Inicialmente Lois não aceita a revelação, com medo de perder seu amado, porém ela caba aceitando que seu amor é o maior protetor da Terra.

    De maneira bombástica, "encerra-se" essa espetacular fase do Superman. Roger Stern e Jerry Ordway ainda continuariam a escrever as histórias do herói, porém quem começava a se destacar como o principal roteirista e desenhista do Homem de Aço nessa época era um jovem chamado Dan Jurgens que seria responsável pelo herói por toda a década de 1990, mas isso é tema para uma outra postagem.

ONDE SAIU NO BRASIL?

   No Brasil, a fase de Rogers Stern e Jerry Ordway começou em Super-Homem número:71 da editora ABRIL e "terminou" na edição de número:109.

o começo e o "final" da fase

   O arco exilado no espaço, saiu nas edições de número: 79 a 86 e com o retorno triunfal do herói a Terra na edição: 87 da revista Super-Homem da editora ABRIL.




 
o arco exilado no espaço

    Bem, é isso pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouco dessa fase que recuperou alguns elementos clássicos do Superman, mudou outras coisas e que é lembrada com muito carinho pelos leitores. Em breve irei trazer mais uma parte do especial de 80 anos do Superman, fique ligado e até a próxima.   


5 comentários: