quarta-feira, 8 de novembro de 2017

O Torneio de Campeões: O primeiro encontro de heróis da Marvel

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem sobre quadrinhos.  Hoje irei falar de uma das mais importantes histórias da Marvel Comics, porém ela é pouco conhecida da grande maioria dos fãs, foi a primeira minissérie e o primeiro grande encontro de heróis da casa das idéias: O Torneio de Campeões.

todos reunidos pela primeira vez

O PRIMEIRO GRANDE CROSSOVER :

   Publicado no ano de 1982, o Torneio de Campeões foi o primeiro crossover da Marvel, onde todos os heróis da editora se uniram contra uma ameaça comum. Alguns fãs discordam dizendo que o primeiro grande encontro de heróis foi a Guerra Vingadores vs Defensores de 1973, porém é importante frisar que esse foi o encontro de duas equipes de super-heróis, se for levar por esse caminho X-men vs Vingadores de 1963 é ainda mais antigo.

são apenas encontros entre equipes

   No caso do Torneio de Campeões era a primeira vez em que todas as equipes de heróis, os heróis solitários, heróis do segundo e terceiro escalão da editora se juntaram contra uma ameaça em comum, a história serviu de base para a mega saga Guerras Secretas que foi publicada em 1984.

a irmã mais nova e mais famosa

    As duas histórias guardam bastante semelhanças entre si: Os heróis da Terra desaparecem misteriosamente, se materializam em algum lugar no espaço, um ser poderoso faz um desafio para os heróis.

isso já aconteceu antes

A OLIMPÍADA DOS SUPER-HERÓIS:

    O projeto original de Torneio de Campeões teve uma curiosa origem, a história deveria homenagear as Olimpíadas de 1980 em Moscou. No começo de 1980, a Marvel  publicou  uma edição especial chamada: Marvel Treasury Edition: Homem-Aranha vs Hulk nos Jogos Olímpicos de Inverno, ambientado em Lake Placid, Nova York,sede dos jogos de inverno daquele ano. Os dois heróis encontraram-se no meio de uma guerra total entre duas raças subterrâneas. A última página apresentou um anúncio para um projeto ainda mais ambicioso: Os super-heróis Marvel nos Jogos Olímpicos de Verão. 

o embrião do torneio 

    Infelizmente, devido a Guerra Fria os Estados Unidos boicotaram as Olimpíadas de 1980 que aconteceram na antiga União Soviética.Por causa disso não havia sentido a Marvel promover uma história de um evento em que seu país não participaria.

o mundo real interferiu nos quadrinhos

  A história já havia sido finalizada e foi engavetada, porém em 1982 os escritores Bill Mantlo, Mark Gruenwald e Steven Grant, além do desenhista John Romita Jr., resolveram aproveitar aquela história de alguma maneira, fizeram as modificações necessárias devido a defasagem cronológica, dividiram-na em três edições e a laçaram como a primeira minissérie da casa das idéias.

a primeira minissérie

  OS HERÓIS DE VÁRIOS PAÍSES:

    Um fato curioso que os fãs notam a respeito do Torneio de Campeões é a grande quantidade de novos heróis internacionais na trama tendo mais destaque que medalhões como Homem-Aranha, Thor, Hulk entre outros.
   Percebendo que o Universo de Marvel era muito centrado nos Estados Unidos e para dar um clima de disputa internacional,os escritores da trama criaram vários novos personagens internacionais: o Peregrino da França; Talismã da Austrália; Defensor da Argentina; Shamrock da Irlanda; Sabra de Israel; Homem Coletivo da China; O Cavaleiro Árabe da Arábia Saudita; e Blitzkrieg da antiga Alemanha Ocidental.

novos heróis do mundo todo

    É importante frisar que esses heróis internacionais não tiveram vida longa dentro da Marvel e a maioria caiu no limbo.

O DESAFIO DO GRANDE MESTRE E DA DESCONHECIDA:

  A história começa quando dois seres misteriosos chegam a um consenso de que a Terra é o lugar com os maiores campeões do universo.

os seres misteriosos

   Todos os super-heróis da Terra são envoltos em uma energia vermelha e desaparecem. Os super seres são teletransportados para uma cúpula no espaço. ainda atordoados os heróis buscam informações uns com os outros a respeito do fato quando na frente deles surge o Grão Mestre e uma misteriosa entidade de capuz. 

todos os heróis reunidos pela primeira vez

   Ambos os seres  afirmam que o planeta Terra esta paralisado e que os heróis precisam realizar uma disputa, prometendo aos heróis presentes valiosos para a humanidade se eles participassem do desafio.

o destino da Terra em jogo

 Cada um dos dois seres seleciona doze campeões, as equipes misturam heróis famosos como: Capitão América, Wolverine, Demolidor, O coisa, Tempestade, Homem de Ferro, Mulher Invisível,  juntamente com os novos heróis internacionais. 

as equipes formadas

   As equipe são teletransportadas em grupos de três para vários locais na Terra para encontrar quatro quartos de uma esfera dourada.
  As batalhas tem início e é divertido ver os heróis lutando entre si,porém a trama tem um erro de contagem que apesar de passar despercebido pela Marvel os fãs notaram.

O ERRO ÉPICO DA MARVEL:

     O Grão Mestre ganha duas rodadas e a Desconhecida ganha uma. Então, no concurso final, a heroína irlandesa Shamrock agarra a última peça de ouro logo à frente do Capitão América. O placar  final diz: Grão Mestre: 3, Desconhecida: 1. Porém Shamrock estava na equipe da Desconhecida. Ninguém da Marvel havia reparado esse erro e a revista foi publicada com esse placar.  

o erro do placar

    Os heróis retornam a cúpula espacial e acabam descobrindo que a Desconhecida era a própria Morte.

a revelação

    A Morte concorda em restaurar a vida do Colecionador, irmão do Grão Mestre, em troca da vida do apostador galáctico. Sem saída o Grão Mestre cede sua vida em favor da ressurreição do Colecionador, a Morte parte libertando a Terra e seus heróis.

a derrota do grão mestre

A CONTINUAÇÃO DA SAGA:

     Claro que a história não terminou aí, enquanto os leitores mais atentos inundaram a Marvel com cartas sobre o erro, o escritor Mark Gruenwald respondeu rapidamente que ele havia acabado com a história desse jeito, para criar uma sequência .
    A sequência só veio a luz do dia em 1986, após a épica Guerras Secretas que ofuscou para sempre o Torneio dos Campeões, a história foi publicada nas edições anuais dos Vingadores e Vingadores da Costa Oeste.

a continuação da saga

   Na continuação descobrimos que o Grão Mestre tinha um plano secreto ainda maior em mente e perdera de propósito o jogo para a Morte.

a morte presa pelo grão mestre

   As duas equipes de Vingadores são atraídas até o Colecionador, o irmão do Grão Mestre e são mortas. No reino da morte os heróis são obrigados pelo Grão Mestre, que havia prendido a Morte, a lutarem entre si e depois contra a Legião dos Mortos-Vivos, um grupo de vilões e heróis que estavam mortos na época.

a legião dos mortos

 Quando tudo parecia perdido e a vitória do Grão Mestre era certa o Gavião Arqueiro desafia o apostador para um jogo de azar. 

o malandro contra o apostador

A IMPORTÂNCIA DA SAGA E SEU ESQUECIMENTO:

   Além de ter sido a primeira minissérie e o primeiro crossover da Marvel, o Torneio de Campeões trazia uma ficha sobre cada herói que participou da disputa, essas fichas foram o embrião das enciclopédias Marvel.

o embrião das enciclopédias 

    Infelizmente O torneio dos Campeões caiu no esquecimento após a publicação da mega saga em 12 partes Guerras Secretas, graças a sua campanha publicitária agressiva que unia a história a uma coleção de bonecos, tanto que hoje em dia muitos veículos de comunicação ligados a industria dos quadrinhos apontam erroneamente Guerras Secretas como o primeiro crossover da Marvel.

os bonecos de guerras secretas

   No final da década de 1990,a Marvel até publicou uma segunda minissérie chamada Torneio de Campeões II, mas o enredo não tinha ligação com o original e era extremamente ruim como a maioria das coisas publicadas pela editora naquela época.

o péssimo segundo torneio

 O TORNEIO NO BRASIL:

   No Brasil, o Torneio de Campeões foi publicado no ano de 1988, na extinta revista Heróis da TV nos últimos números sem nenhum atrativo e cheio de cortes.

a primeira publicação da saga no Brasil

   Tendo sido apresentada após a saga Guerras Secretas muitos leitores julgaram a história como uma versão pobre da mesma.Somente agora em Novembro de 2017 é que a Editora Panini publicou a saga de maneira correta, sem cortes e com a continuação da história com os Vingadores dando o destaque que ela merece.

finalmente publicada do jeito que merece

   Bem é isso aí pessoal, espero que tenham gostado de conhecer essa história importante, porém pouco valorizada pelos fãs, que começou como uma homenagem as Olimpíadas mas que por causa dos problemas do mundo real foi alterada e marcou a história da casa da idéias. Espero que depois dessa postagem corram atrás da publicação nas bancas, até a próxima postagem galera



2 comentários: