terça-feira, 14 de novembro de 2017

A Liga da Justiça. A equipe nos quadrinhos

    Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos.Em homenagem ao lançamento do filme da Liga da Justiça resolvi fazer essa postagem contando um pouco sobre a maior equipe de super-heróis dos quadrinhos. A Liga da Justiça surgiu em 1960, criada por Gardner Fox e Mike Sekowsky na revista The Brave and the Bold número: 28, onde os maiores heróis da editora se uniam contra uma ameaça comum.
   Antes de começar gostaria de informar que devido as complicações cronológicas não levei tanto em consideração as divisões pré e pós Crise nas Infinitas Terras. Portanto ajeite-se na cadeira e se prepare para conhecer um pouco mais da Liga da Justiça .



a maior equipe de super-heróis dos quadrinhos

A SOCIEDADE DA JUSTIÇA:

 a primeira equipe de heróis

    A Sociedade da Justiça da América foi a primeira equipe de super-heróis criada nos quadrinhos, cronologicamente ela surgiu na década de 1940, era formada por: Falcão da Noite(o Gavião Negro Original) , Joel Ciclone (o primeiro Flash), Lanterna Verde (Alan Scott), Pantera, Homem Hora, Sandman, Dr.Meia-Noite, Senhor Destino, Átomo, Johny Trovoada, Trovão, Starman,Mulher Maravilha (Hypolita) Spectro e Canário Negro. A equipe foi criada a pedido do Presidente Franklin Delano Roosevelt para ajudar durante a Segunda Guerra Mundial.A equipe foi desfeita na década de 1950 durante o Macarthismo, quando o congresso americano exigiu que seus membros revelassem suas identidades secretas e a Sociedade da Justiça se recusou. 

a sociedade da justiça no congresso

   Depois do evento conhecido como Crise nas Infinitas Terras, a Sociedade da Justiça foi tragada para um limbo dimensional, onde seus membros não envelheceram e sé foi resgatada em meados dos anos 90.

a volta da sociedade da justiça

 A LIGA DA JUSTIÇA (FASE HAPPY HARBOR):

os sete originais

    A Liga da Justiça se formou uma raça alienígena do planeta Apellax invadiu a Terra para disputarem quem seria o governante de seu mundo, para impedir a destruição do nosso planeta pelos invasores: Super-Homem, Batman, Mulher Maravilha, Flash, Ajax- o Caçador de Marte, Lanterna Verde e Aquaman se uniram e conseguiram repelir a invasão, depois disso os heróis resolveram formar uma equipe inspirada na antiga Sociedade da Justiça, formando a Liga da Justiça da América.

a origem da liga da justiça

   Esse período da equipe ficou conhecido como fase Happy Harbor, pois a base secreta do grupo ficava no interior de uma montanha na cidade de mesmo nome. 

o primeiro quartel general da liga

     Aos sete membros originais juntaram-se outros heróis como: Arqueiro Verde, Átomo e o jovem sem poderes e membro honorário Snapper Carr.
    A liga da Justiça enfrentou muitos inimigos poderosos como Starro, Felix Fausto, Dr.Luz, Kanja Ro, Dr. Destino,  Amazo, Vandal Savage entre outros.
   Após Snapper Carr ser enganado pelo Coringa, ele acabou revelando o esconderijo da equipe e os heróis foram obrigados a procurar uma nova base secreta.

a traição de snapper carr e o coringa na base da equipe

  A LIGA SATÉLITE:

a formação mais famosa

    Essa talvez seja a fase mais conhecida da equipe, quando o grupo mudou-se para um novo quartel general: um satélite artificial em órbita da Terra. 

o famoso satélite da liga

     Nessa fase além dos membros anteriores se juntaram a Liga da Justiça: Mulher Gavião, Tornado Vermelho, Zatanna, Homem Elástico, Vingador Fantasma e Nuclear. A equipe enfrentou diversas ameaças entre elas a Sociedade Secreta dos Super Vilões, a Gangue da Injustiça e o senhor de Apokolipse Darkseid.

 A LIGA DETROIT:

 a formação mais detestada

    Talvez a mais odiada formação da Liga da Justiça,conta com heróis pouco expressivos, tudo começou quando ocorreu uma invasão alienígena no nosso planeta e os membros mais poderosos da equipe estavam em outra dimensão, com isso Aquaman, Ajax, Arqueiro Verde, Canário Negro, Zatanna, Homem Borracha, Gavião Negro e Nuclear se uniram para conter o ataque. O satélite da Liga foi destruído no processo e a equipe quase foi derrotada.

a invasão marciana

   Ao fim da batalha Aquaman usou seu status de membro fundador e dissolveu a Liga da Justiça, ele acreditava que a equipe só poderia contar com membros que estivessem totalmente disponíveis para as missões, com isso ele formou uma nova equipe com os veteranos: Ajax, Homem Elástico, Zattana e os novos heróis: Cigana, Gládio Vibro e Víxen.


os novos e inexpressivos 

      A equipe se mudou para a cidade de Detroit em um galpão abandonado, com o passar do tempo Aquaman, Homem Elástico e Zatanna sairam da equipe que ficou com Ajax e os novatos como membros.
     Durante a saga conhecida como Lendas  Vibro e Gládio foram mortos pelo professor Ivo, com isso Ajax dissolveu a equipe.

 a morte de um dos membros acabou com a liga detroit

 A LIGA DA JUSTIÇA INTERNACIONAL:

risada garantida

     Durante o evento conhecido como Lendas, Darkseid o senhor de Apokolipse entou jogar a população da Terra contra os heróis, com isso uma nova Liga da Justiça se formou. Essa nova equipe era formada inicialmente por heróis quase desconhecidos ou do segundo escalão como Besouro Azul, Gladiador Dourado, Fogo, Gelo,o Lanterna Verde Guy Gardner, Senhor Milagre, Capitão Átomo, Soviete Supremo  e Capitão Marvel mesclados com os veteranos Batman, Ajax o Caçador de Marte, Canário Negro e Senhor Destino.
    Essa nova formação tinha como característica, o humor exagerado presente em todas as histórias, mesmo as mais sérias. Além disso a nova Liga ganhou status de força internacional com embaixadas pelo mundo todo e financiamento da ONU.

a liga da justiça na ONU

     Mesmo com todo o Humor essa equipe enfrentou pesos pesados como Despero,a Gangue Royal Flush, Lobo e os Extremistas.
     Após a saga Invasão, quando uma união de raças alienígenas tentou dominar o planeta, o administrador da Liga: Maxwell Lord resolveu dividir a equipe em duas: a Liga da Justiça América e a Liga da Justiça Europa.

A LIGA DA JUSTIÇA EUROPA:

risadas no velho continente

     A divisão européia da equipe funcionava como uma segunda força de combate, inicialmente estabelecida em Paris a equipe se mudou para Londres, ela foi composta por: Mulher-Maravilha (que saiu da equipe após a primeira missão), Capitão Átomo, Metamorfo, Homem-Elástico, Flash ,Poderosa, Homem-Animal, Soviete Supremo 4, Raposa Escarlate, Feiticeira de Prata, Gaio, Sue Dibny (esposa do Homem Elástico) e Catherine Colbert (chefe da embaixada da Liga na Europa).
    Essa equipe enfrentou vários inimigos como a Abelha Rainha, os Guardiões Globais e os Extremistas.
     Além disso tanto a equipe norte americana quanto a européia se juntaram inúmeras vezes para enfrentarem alguma grande ameaça.

todos juntos

   A LIGA DA JUSTIÇA ANTÁRTICA:

sim essa equipe existiu

   Não, você não leu errado, houve uma  Liga da Justiça Antártica, ela era formada membros da fracassada Liga da Injustiça: Major Desastre, Multi-homem, Graúdo, Rei Relógio, Mestre das Pistas, Grande Bruce, além do atrapalhado Lanterna Verde Gnort e do Esquiador Escarlate. Essa equipe apareceu apenas em uma única história com um humor ainda mais escrachado onde enfrentaram uma horda de pinguins assassinos.

 A LIGA DA JUSTIÇA JURGENS:

de volta a seriedade

   No ano de 1992, após as sagas Crise na Liga e Pânico nos Céus,houve uma pequena reformulação na equipe com a entrada do  escritor/desenhista Dan Jurgens, ele mesclou o Besouro Azul, o Gladiador Dourado,Guy Gardner Fogo e Gelo com a vilã Máxima e o misterioso Blood Wynd além da chegada do Superman como novo líder da equipe.

a nova equipe

   Essa fase é pouco lembrada pelos leitores, pois muitos dizem que essa formação foi feita apenas para morte do herói, eu discordo,foi uma fase muito boa, que mesclava um pouco de piadas da liga dos anos 1980 e um tom mais sério como a liga satélite dos anos 1970.

FORÇA TAREFA LIGA DA JUSTIÇA:

varias formações

    Era uma formação da Liga da Justiça a serviço do Governo Norte Americano, que convocava diversos membros nas mais variadas missões, entre os principais heróis que formaram essa equipe tivemos: Ajax, Cigana, Aquaman, Flash, Asa Noturna, Arqueiro Verde,Tigre de Bronze, Bruce Wayne, Máxima, Víxen, Canário Negro, Homem Elástico e Ray.

JUSTIÇA EXTREMA:

violência extrema

  Após a morte de Gelo e por discordar das atitude por parte do Governo Americano, o Capitão Átomo saiu da Liga da Justiça junto com outros membros e formou a Justiça Extrema, uma equipe que agia por conta própria em missões violentas bem ao estilo das histórias da época. Essa equipe foi formada por: Capitão Átomo, Gladiador Dourado, Besouro Azul, Máxima, Admirável, Nuclear e os Supergêmeos  Zan e Jayna.

 LJA ( LIGA MORRISON):

a maior de todas as ligas

   Criada por Grant Morrison, a nova formação da Liga da Justiça Contava com os maiores heróis da DC: Superman, Batman, Mulher Maravilha, Flash, Ajax, Aquaman, Lanterna Verde(Kyle Rayner), Caçadora, Aço, Oráculo, Aztek, Arqueiro Verde,Homem-Borracha, o anjo Zauriel , Grande Barda e Órion.
     A nova base da equipe era a Torre de Vigilância na Lua com tecnologia alienígena.

a base na lua

  Uma vez que a nova equipe incluía muitos dos mais poderosos heróis da DC, o foco das histórias mudou. A nova Liga passou a lidar exclusivamente com as maiores ameaças à Terra, as quais só poderiam ser enfrentadas por tal nível de combinação de poderes e habilidades. Entre essas ameaças, inclui-se os Marcianos Brancos, uma horda de anjos renegados, a Gangue da Injustiça,o Sindicato do Crime, Darkseid, Vandal Savage e o matador de Deuses Mageddon.

 A LIGA OBSIDIANA:

uma formação inusitada

    Durante a saga a Era Obsidiana, os membros da Liga da Justiça foram mortos no passado, com isso uma nova equipe foi formada para voltar no tempo e impedir que isso acontecesse, essa primeira versão foi formada por: Asa Noturna, Arqueiro Verde, Átomo, Mulher Gavião, Nuclear, Major Desastre, Starman e Devota.

para salvar os mortos

  Após salvarem os heróis a liga ficou com a seguinte formação: Superman, Batman, Mulher Maravilha, Flash, Lanterna Verde (John Stewart), Major Desastre, Devota, Átomo, Corvo Manitu e Nuclear.

A LIGA MELTZER:

uma formação boa e pouco falada

   Após a saga Crise Infinita, o Escritor Brad Meltzer criou uma nova Liga da Justiça foi formada mesclando heróis veteranos e novatos, essa versão foi tão poderosa quanto a fase Morrison e era formada por: Superman, Batman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde (Hal Jordan) Lanterna Verde (Jonh Stewart), Canário Negro, Arqueiro Vermelho,Tornado Vermelho, Geoforça, Raio Negro, Flash, Mulher Gavião, Víxen e Nuclear.
     A base de operações dessa formação foi a Sala de Justiça famosa pelo desenho dos Superamigos.

finalmente a sala de justiça

   Infelizmente essa formação ficou espremida entra várias mega sagas da DC por isso é pouco falada entre os fãs,mas vale muito a pena conhecer essa fase.

a formação definitiva dessa fase

   Essa equipe acabou pouco antes da saga Crise Final quando Darkseid invadiu a Terra.

 LIGA DA JUSTIÇA NOVOS 52:

uma nova origem para um novo universo

   Após o evento conhecido como Flashpoint, o universo DC foi reiniciado no que ficou conhecido como Novos 52 e uma nova origem foi criada para a Liga da Justiça, a equipe foi formada para impedir a invasão das forças de Darkseid, a equipe foi formada por: Superman, Batman, Mulher Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Aquaman e Cyborg.
    Essa nova Liga da Justiça enfrentou as forças de Darkseid, uma invasão de atlantes liderada pelo irmão de Aquaman: o Mestre dos Oceanos, mas nada se comparou com o ataque do Sindicato do Crime, uma versão maligna da Liga da Justiça de outra dimensão que quase dominou o nosso planeta.

o sindicato do crime

LIGA DA JUSTIÇA SOMBRIA:

contra o sobrenatural

  Uma versão paralela da Liga durante os Novos 52 formada por: Jonh Constantine, Zatana, Desafiador, Orquídea Negra, Shade, Franskestein e Monstro do Pântano.

liderados por john constantine

  Essa equipe inusitada enfrentava ameaças místicas e sobrenaturais que a Liga tradicional não conseguiria. 

LIGA DA JUSTIÇA RENASCIMENTO:

 a atual formação

  Recentemente, após voltar ao universo pré Novos 52, foi criada uma nova Liga da Justiça,a  equipe atualmente é formada pelo Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman, Cyborg, e dois novos Lanternas Verdes: Jessica Cruz e Simon Baz.
  Seu maior desafio até agora foi encarar o Esquadrão suicida, Maxwell Lord e o Coração das Trevas.

contra o esquadrão suicida

    Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre a Liga da Justiça nos quadrinhos, é claro que outras formações não foram mencionadas pois não tiveram tanta importância cronológica, mas consegui abordar suas principais fases e não esqueçam que essa semana estréia o filme da Liga nos cinemas, espero vocês lá. Até a próxima.






  


 

    

2 comentários:

  1. A Liga da Justica é um dos melhores quadrinhos da DC. Sempre acompanhei o trabalho da DC, e quando soube que lançaria o filme e vi o trailer Liga da Justiça no ano passado, esperei com todo o meu ser a estréia. Seu trabalho é excepcional, seu estilo e personalidade estão bem marcados neste filme, acho que ninguém teria feito um melhor trabalho que ele. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver.

    ResponderExcluir