sábado, 7 de outubro de 2017

A trajetória do Homem-Aranha nas bancas brasileiras

    Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem especial do Canil do Beagle. Hoje irei falar sobre a trajetória de um dos mais carismáticos  super-heróis nas bancas brasileiras,estou falando do espetacular Homem-Aranha.


o aranha por diversas editoras

O ARANHA EM PRETO E BRANCO DA EBAL:

     O homem-Aranha sempre foi um dos heróis mais carismáticos da Marvel, desde a sua estréia em 1963 e acabou seguindo a mesma trajetória vitoriosa no Brasil, por aqui o herói aracnídeo estreou na revista O Poderoso Thor (álbum Gigante 4ª série) de 1968 no número 11, com a história: A Ameaça do Homem-Moldado, onde o aranha enfrentava o Magma (aqui batizado de Homem Moldado), inexplicavelmente a EBAL não publicou a origem do herói.

a estreia do aranha no Brasil

    No ano seguinte, chegava as bancas a Revista Homem-Aranha número 1, em formato americano em preto e branco,como era praxe das publicações da editora, a revista foi um sucesso estrondoso vendendo mais de 11 mil exemplares.

aventura em preto e branco

     A EBAL seguiu a cronologia original, publicando as histórias do herói na ordem, com isso os leitores foram brindados com a melhor fase do aranha, acompanhando sua vida no colegial, sua chegada a faculdade,os combates com o DR. Octopus, com o Duende Verde, a fase de John Romita e até a morte de Gwen Stacy.


clássicos do aranha

   Graças as vendas estratosféricas, o herói ganhou seu primeiro almanaque, onde foi publicada a história com a morte do Capitão Stacy.

os primeiros almanaques

   A carreira do herói nas bancas estava tão bem, que a EBAL lançou um segundo título oficial: O Homem-Aranha em Cores, uma revista em formato americano com histórias coloridas extraídas do título Marvel Team Up, onde o aracnídeo formava dupla com outros heróis.

as primeiras histórias coloridas

    A carreira do Aranha na EBAL acabou de maneira abrupta, a editora não possuía um contrato escrito com a Marvel, era apenas na base da palavra e na confiança, ao saber disso, Adolpho Bloch tratou de correr atrás da editora norte americana e assinou um contrato de exclusividade, prometendo lançar um título para cada personagem, com isso chegava ao fim a trajetória do herói pela editora de Adolpho Aizen.
     Mesmo perdendo os direitos para a BLOCH, o Homem-Aranha foi publicado em duas ocasiões pela EBAL: na primeira foi na revista especial Super-Homem Contra o Homem-Aranha: a batalha do século, isso foi possível porque essa história saiu pela DC Comics nos Estados Unidos e a EBAL possuía os direitos de publicação da editora, em formato gigante a revista foi um sucesso de vendas.

o encontro do século

   A outra ocasião foi a revista especial O Homem-Aranha: O desenho da televisão, que adaptava episódios do clássico desenho animado.

da televisão para a ebal

O ARANHA MULTICOLORIDO E CHEIO DE GÍRIAS DA BLOCH:

    O Homem-aranha estreou na BLOCH em título próprio, mas para a decepção dos fãs brasileiros o novo título era em formatinho e reprisava todas as histórias já publicadas pela editora anterior, para piorar, apesar das histórias saírem coloridas, as cores eram absurdamente berrantes e muitas das vezes erradas.


cores berrantes e gírias carregadas

    Mesmo com todos esses problemas, a revista do Aranha era a mais vendida da BLOCH e o herói chegou a ter dois almanaques publicados pela editora.

as edições especiais da bloch

   Porém a insatisfação dos leitores era visível e em pouco tempo vários títulos foram sendo cancelados, chegando a um ponto da editora permanecer apenas com a revista do herói.
   Descontente com o tratamento dado pela BLOCH, a Marvel cancelou o contrato com a editora de Adolpho Bloch e fechou com a RGE de Roberto Marinho, levando Peter Parker a balançar sua teia para outra editora mais uma vez.

OS VÁRIOS TÍTULOS  DO ARANHA NA RGE:

      A editora RGE era o selo das empresas GLOBO de Roberto Marinho, inicialmente ele não pode batizar sua editora com o famoso nome da sua empresa, pois ele pertencia a uma pequena empresa do Rio Grande do Sul, apenas a partir de 1986 é que Marinho conseguiu comprar o pequeno empreendimento e finalmente pode criar a editora GLOBO.

antes da editora globo

   Graças a audiência dos seriados do Hulk e do Homem-Aranha na Globo, Marinho rapidamente adquiriu os direitos de publicação dos heróis Marvel, uma vez que a editora estava descontente com o tratamento dado pela BLOCH. No caso do Homem-Aranha, o herói ganhou um título próprio, mas diferente da editora anterior, a RGE deu sequência as histórias a partir da edição 25, com isso os leitores brasileiros puderam finalmente ler aventuras inéditas.

novas aventuras

    Na RGE os leitores acompanharam o surgimento do segundo Duende Verde, a primeira aparição do Justiceiro, a saga do Clone original e finalmente a primeira história do herói que era inédita no Brasil. 


aventuras inéditas

   A editora tratou de explorar o carisma do herói e entupiu as bancas com diversas publicações:

ALMANAQUE DO ARANHA:

    Foram doze edições de 100 páginas com histórias extraídas de Marvel Team Up e das tiras de jornal que foram remontadas para se parecerem com uma HQ tradicional, uma curiosidade é que essas histórias possuíam uma cronologia própria entre as principais diferenças Peter Parker namorava uma tal de Carole e chegou e pedi-la em casamento.

das tiras de jornais para os gibis

SUPERALMANAQUE DO HOMEM-ARANHA:

  Outro Almanaque de 100 páginas com histórias saídas de Marvel Team Up, Amazing Spiderman Anual e de Peter Parker Spetacular Spiderman.

em dupla com outros heróis

SUPER-HERÓIS MARVEL:

   Revista Mix que tinha como estrelas o Homem-Aranha e o Coisa, enquanto o aracnídeo tinha histórias saídas de Marvel Team Up, o membro do quarteto estrelava aventuras saídas de Marvel Two in One.

mais encontros com outros heróis

   No começo da década de 1980, a editora ABRIL já publicava material da Marvel e em 1983 conseguiu os direitos de publicação do Homem-Aranha, a última publicação pela RGE foi o segundo encontro do aranha com o Super-Homem.

o segundo encontro e a última história na rge

O AUGE DO HERÓI NA EDITORA ABRIL:

  Em 1983, a editora ABRIL lançou a nova revista do Homem-Aranha que se mostrou um dos maiores sucessos da editora. 

a estreia na abril

   Os leitores puderam acompanhar vário momentos antológicos como: o mistério do Duende Macabro, a saga do uniforme negro, a Morte de Jean de Wolf, o casamento com Mary Jane e a famigerada saga do clone.


o melhor e o pior pela abril

   No ano de 1989, uma edição de Grandes Heróis Marvel trouxe a reprise da primeira aparição do Rei do Crime e foi um sucesso de vendas.

a gênese da teia do aranha

   Foi graças ao sucesso dessa edição a editora decidiu lançar um segundo título: A Teia do Aranha, a proposta era trazer para os leitores histórias da década de 1960/1970, nem é preciso dizer que a Teia se tornou a queridinha dos fãs.


a revista favorita dos fãs

   Nos anos de 1990, o herói invadiu as bancas com diversas edições especiais como as sagas Tormento, a Última Caçada de Kraven, Percepções, além das edições anuais sempre com sagas completas.


muitas edições especiais

    A partir de 1997, as duas revistas do herói passaram a ter 100 páginas e trouxeram a famigerada Saga do Clone, isso causou uma queda nas vendas.


a saga do clone

    No mês de Agosto de 2000, A editora ABRIL cancelou todos os seus títulos e lançou a linha PREMIUM, eram revistas mensais com formato americano, capa cartonada, papel de luxo e quase o triplo do valor das publicações anteriores.

bonita mas cara

  Nem é preciso dizer que os colecionadores se afastaram e as vendas caíram, numa última tentativa a editora ABRIL lançou a revista Marvel Século 21-Homem-Aranha, publicando material da linha Ultimate, mas já era tarde e o Aranha balançava para uma nova editora no começo de 2002.

a última  tentativa da abril

A NOVA E POLÊMICA FASE NA PANINI:

    Na PANINI, o Aranha ganhou um novo título que deu continuidade as histórias da ABRIL, na editora italiana os leitores acompanharam a fase revolucionária de J.Michael Straczisnki,  a revelação de sua identidade a polêmica pecados pretéritos, o pacto com mephisto e o superior Homem-Aranha.


fase revolucionária e polêmica

    Em sua atual editora o herói teve não apenas histórias modernas publicadas mas também muito material clássico foi publicado pela primeira vez no formato original, sem cortes e com uma tradução mais fiel, entre essas publicações se destaca: Os Maiores Clássicos do Homem-Aranha, Homem-Aranha Grandes Desafios, Biblioteca Histórica Homem-Aranha e a Coleção Histórica Marvel:Homem-Aranha.


a volta das história clássicas

    Bem é isso aí pessoal espero que tenham gostado de conhecer um  pouco a trajetória do Homem-Aranha pelas várias editoras desde a sua chegada no Brasil, apesar das constantes mudanças uma coisa que sempre permaneceu foi que ele era o campeão de vendas por onde passou, em breve farei outras postagens dessa maneira. Até a próxima!




 


12 comentários:

  1. Uma correção...
    A segunda coleção, colorida, da EBAL, não foi em formatinho, mas, sim, no mesmo formato da edição P&B (americano);

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho. Fui tão fã do Homem Aranha na minha infância, adolescência e juventude, que cheguei a ter uma conta no jornaleiro! Hoje, as histórias do cabeça de teia, infelizmente, já me cativam mais como antes. Parei de ler no episódio do seu casamento, li algumas histórias da era Todd McFarlane e, parei por ai. Quando quero lembrar do aracnídeo, leio as histórias antigas.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom adorei posso divulgar o site em meu video no YouTube?

    ResponderExcluir
  4. Olá beagle excelente post sobre o Aranha. Parabéns, estou produzindo um vídeos sobre hqs do spider man, gostaria de de saber se posso adiciona um pedaço do seu texto no vídeo? posso mencionar você nos créditos também, ou seu blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrik, bom dia pode mencionar sim, sem problemas

      Excluir
    2. Olá beagle, tudo bem com você? eu espero que sim, então eu andei lendo as suas postagem no blogger da Marvel e da DC Comics, e achei muito boas você escreve muito bem. eu editei o vídeo do Homem Aranha com o seu texto, pois na verdade sou péssimo pra escrever, não tenho a intensão de lucrar nada com isso. apenas gosto de edição de vídeos e sou um grande fã de quadrinhos também. desde criança, só quero divulgar a nona arte para as futuras gerações de alguma forma, para posta nas redes sócias, no Facebook e no YouTube, e de todos os bloggers que andei lendo, sinceramente achei os seus textos perfeitos para isso, tomei a liberdade e andei editando alguns matérias com os seus textos, e gostaria de enviar para você vê. afinal não quero arrumar problemas com direitos autorais, como faço pra manda os vídeos para você? podemos entra em contato?

      Excluir
    3. Olá Henrik boa noite, você pode mandar para o meu e-mail: luizpjr@yahoo.com

      Excluir