sábado, 16 de setembro de 2017

Os filmes adolescentes da década de 1980

Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais umas postagem especial do Canil do Beagle. Hoje irei falar sobre um gênero de filme que não existe mais, mas que lotou cinemas e marcou gerações de fãs, estou falando dos: filmes adolescentes dos anos 80.

clássicos de uma geração

HIGH SCHOOL + FESTAS+ NAMOROS =CLÁSSICO DA SESSÃO DA TARDE:

    Na década de 1980 três tipos de filme faziam sucesso: terror, ação e filmes com adolescentes.A fórmula para fazer um filme adolescente era bem básica: a história se passava em alguma escola norte americana,  normalmente sempre havia uma festa, um baile de formatura ou as férias de verão.

o cenário de quase todos os filmes

   Existia um grupo de amigos dos mais variados estereótipos: O atleta, o descolado, o nerd, o valentão, o maconheiro, a tímida, a patricinha, a virgem, a atirada e eles sempre estavam envolvidos em assuntos que tentavam retratar o jovem americano classe média.

os famosos corredores com seus armários

O BRAT PACK:

    O "Brat Pack" foi um apelido dado a um grupo de jovens atores e atrizes que frequentemente apareciam juntos em filmes para adolescentes nos anos 80. O termo foi feito em cima do nome do  "Rat Pack", o grupo de amigos de Frank Sinatra que faziam filmes constantemente juntos.
   Os atores que fizeram parte desse grupo foram : Molly Ringwald, Emilio Estevez, Anthony Michael Hall, Corey Feldman, Corey Haim, Jennifer Grey, Rob Lowe,  Andrew McCarthy, Demi Moore, Judd Nelson, Ally Sheedy,  C. Thomas Howell, James Spader, Robert Downey Jr,  Matthew Broderick, e Kiefer Sutherland.

rostos famosos da época

OS CLÁSSICOS DA ESCOLA:

    Chega de perder tempo, coloque sua roupa do baile de formatura e se prepare para conhecer esses  verdadeiros clássicos.

PICARDIAS ESTUDANTIS:


SINOPSE:

    Stacy Hamilton é uma adolescente bonita, mas sem experiência e quer namorar. Com o conselho de sua amiga desinibida, Linda Barrett, Stacy fica presa em um triângulo amoroso com um cara legal Mark Ratner e seu amigo Mike Damone. Enquanto isso na escola, o colega de Stacy, Jeff Spicoli, que vive para surfar, enfrenta Sr. Hand, um professor rigoroso, que não gosta desse tipo de comportamento.

OPINIÃO:

   Um dos primeiros filmes adolescentes dos anos 80, um pouco mais sério que os demais e até com um pouco de drama, porém acho fraquinho e até sem graça.

PORK'S- A CASA DO AMOR E DO RISO:


SINOPSE:

  Em 1954, um bando de garotos do ensino médio na Flórida tenta ajudar um amigo a perder a virgindade e acaba despertando ira de um dono de boate desprezível e do seu irmão xerife.

OPINIÃO:

    Um dos filmes mais engraçados dessa lista, focando mais na tentativa de um dos personagens de perder a virgindade, deu origem a duas boas continuações.

PORK'S 2- O DIA SEGUINTE:


SINOPSE:

    No dia seguinte ao filme original os alunos da Angel Beach High School montam a peça "Uma Noite Com Shakespeare", mas seus esforços são ameaçados por Beulah Balbricker, a professora de ginástica feminina, que vê a peça como obscena. Assim, ela pede a ajuda do reverendo Bubba Flavel, membro da Ku Klux Klan,caberá ao grupo de amigos deter o religioso racista.

OPINIÃO:

   Levemente inferior ao primeiro, mas ainda sim engraçado, o filme se destaca por continuar a história do primeiro filme imediatamente de onde o anterior parou.

PORK'S 3- PORK'S CONTRA-ATACA:


SINOPSE:

    É o último ano dos estudantes da Angel Beach High School, antes da formatura. A professora de ginástica, Beulah Balbricker, flagra os alunos assistindo um filme pornográfico, sugere a expulsão deles e, caso o autor da fita não se acuse, nenhum deles irá se formar. O problema é ajudar o treinador Goodenough , chantageado por Porky , que abre seu cabaré numa barcaça abandonada. Foi lá que Goodenough perdeu todo seu dinheiro e, ainda, Porky pede que o time  da escola entregue a final do jogo de basquete, mas não é atendido.

OPINIÃO:

 Melhor que o segundo, com várias cenas engraçadas que trouxe de volta o vilão Pork encera de maneira digna a série.

 NEGÓCIO ARRISCADO:


SINOPSE:

    Joel Goodsen é um bom rapaz de 17 anos que está prestes a entrar para a faculdade. Seus pais viajam e ele decide fazer uma espécie de despedida da adolescência e comemorar com seu melhor amigo. Joel chama uma garota de programa para passar a noite com ele e não acredita na conta no dia seguinte. Para completar, ele acaba com o Porsche de seu pai e agora tem que arranjar uma forma de ganhar dinheiro rápido.

OPINIÃO:

   Um dos primeiros filmes de Tom Cruise que já na adolescência mostrava carisma e pose de super-astro, é desse filme a famosa cena em que o ator dança na sala de casa só de blusa e meias.

A PRIMEIRA TRANSA DE JONATHAN:


SINOPSE:

    Em 1956, o tímido e desajeitado Jonathan quer conquistar a bela Marilyn e perder a virgindade, para isso, conta com a ajuda do amigo Gene, que lhe dá dicas de como atrair as mulheres. Apesar de ser adorado por várias garotas, os pais de Bunny, namorada de Gene, não o aceitam por ser pobre.

OPINIÃO:

   Filme simpático, com boa cenas de comédia e falando suavemente das diferenças de classes sociais.

GATINHAS E GATÕES:



SINOPSE:

   Samantha Baker, uma adolescente que está completando 16 anos, sonha em namorar com um colega do colégio, que infelizmente namora uma linda jovem. Além disso, em virtude do casamento de sua irmã mais velha seu aniversário é totalmente esquecido, e como se não bastasse, um garoto começa a assediá-la de forma inconveniente.

OPINIÃO:

    O primeiro filme oficial do "Brat Pack" é maravilhoso e deu o tom das próximas produções, acertando na comédia, no romance e nos dilemas adolescentes.Aqui começa a ascensão de Molly Ringwald como musa dessa geração.

TUFF TURF- O REBELDE:


SINOPSE:

    O jovem problemático Morgan, que se muda com a família recém falida de Connecticut para Los Angeles,sendo obrigado a terminar os estudos em uma escola pública, lá envolve-se com Frankie, cujo namorado Nick é o líder de uma violenta gangue  da escola. Enciumado  ele irá ameaçar a vida de Morgan.

OPINIÃO:

    O filme mais sério e barra pesada da lista, abordando a violência das gangues de escolas públicas que ameaçavam os estudantes. 

A GAROTA DE ROSA SHOCKING:


SINOPSE:

    Andie é uma jovem de classe baixa na escola de Chicago, e costuma sair com sua antiga chefe e seu colega Duckie. Quando um dos estudantes mais ricos e populares da escola, Blane, convida Andie para sair, ela não acredita. Os dois iniciam um romance reprovado até por seus melhores amigos e enfrentam as barreiras de um relacionamento marcado pelas diferenças sociais.

OPINIÃO:

   Filme excelente, focando um pouco mais no drama e nas diferenças sociais entre Andie e Bane, mais uma vez Molly Ringwald  mostra seu talento e carisma.

ADMIRADORA SECRETA:


 SINOPSE:

    Michael Ryan é apaixonado por Deborah Ann desde que se entende por gente, e não percebe que sua melhor amiga, Toni Williams, nutre um amor secreto por ele. Michael escreve uma carta anônima a Deborah Ann, e os dois logo começam um relacionamento, enquanto Toni, enciumada, observa tudo de longe. A carta é encontrada pelos pais de Deborah, acaba causando um confusão pois um acha que um está traindo o outro.

OPINIÃO:

    Um dos meus filmes favoritos desse gênero, com muitas cenas engraçadas e românticas, Se Molly Ringwald era a atriz símbolo dessa geração C. Thomas Howell foi um dos atores que mais se destacou ao lado de Corey Feldman.

MULHER NOTA 1000:



SINOPSE:

   Dois nerds adolescentes :Gary Wallace e Wyatt Donnelly  tentam resolver seus problemas amorosos criando uma mulher perfeita através de uma simulação de computador. Uma tempestade inesperada faz com que a simulação ganhe vida e a mulher, Lisa, se materializa milagrosamente com a ajuda de Lisa, os meninos aprendem a se vestir na moda, passam a dirigir um Porsche e ganham coragem para enfrentar os valentões da escola

OPINIÃO:

   Filme divertido que brinca com o sonho adolescente da mulher ideal simbolizado pela musa Kelly LeBrock além de se tornar popular na escola.

CLUBE DOS CINCO:



SINOPSE:

   Cinco adolescentes do ensino médio cometem pequenos delitos na escola e, como punição, têm que passar o sábado no colégio e escrever uma redação contando o que pensam de si mesmos. O grupo reúne jovens com perfis completamente diferentes: o popular, a patricinha, a esquisita, o nerd e o rebelde. No decorrer do dia, eles passam a se conhecer melhor e a aceitar suas diferenças, compartilhando seus maiores segredos.

OPINIÃO:

   O filme adolescente definitivo, reuniu os principais membros do "Brat Pack", quase uma terapia de grupo que debateu a angústia adolescentes da época e seus estereótipos, dosando de forma perfeita drama, comédia e romance.

O PRIMEIRO ANO DO RESTO DE NOSSAS VIDAS:


SINOPSE:

    Sete amigos recém-formados lutam para se adaptar às responsabilidades da vida cotidiana. Leslie e Alec tentam salvar seu romance em crise. Wendy esconde seu amor por Billy, um indeciso pai e marido ainda em busca de aventuras. Kevin é um escritor que despreza o amor até se apaixonar pela namorada do melhor amigo. Kirbo é um estudante de direito que persegue uma mulher mais velha e Jules é uma bela e neurótica jovem que pinta um intenso quadro da vida sem meios termos.

OPINIÃO:

   Excelente drama estrelado pelo "Brat Pack" mostrando como é a vida após o colegial e a faculdade e os problemas da vida adulta, muito mais complexos que os do tempo de escola.

CURTINDO A VIDA ADOIDADO:


SINOPSE:

    Ferris Bueller tem uma habilidade incomum em matar aulas. Com o intuito de matar mais um dia de aula antes da formatura, Ferris liga para escola e diz que está doente. Ele pega emprestada a Ferrari do pai do seu amigo e embarca em uma viagem de um dia pelas ruas de Chicago. O diretor da escola Rooney fica no rastro de Ferris determinado a pegá-lo no ato, além disso, Ferris precisa lhe dar com sua irmã mais velha que está cansada de suas mentiras.

OPINIÃO:

    É a comédia símbolo do período, com um protagonista carismático, atuações perfeitas ecenas inesquecíveis como a da parada em Chicago.

NAMORADA DE ALUGUEL:


SINOPSE:

   Ronald Miller é um jovem que cansou de ser visto como perdedor na escola. Quando Cindy Mancini a aluna mais popular da escola precisa comprar um vestido, ele vê a oportunidade de pagar a garota para que ela se passe por sua namorada. A partir de então, Ronald passa por confusões e dilemas tentando se enturmar com os populares.

OPINIÃO:

   Outra excelente comédia mostrando o que acontece quando um nerd rejeitado decide "comprar" a sua passagem para o mundo dos alunos populares pagando a aluna mais bonita da escola, os problemas começam quando ela se apaixona pelo jeito do jovem.

OS GOONIES:


SINOPSE:

   Após encontrar um mapa do tesouro no sótão de sua casa, Mickey, Brand, Bocão, Dado  e Gordo partem em busca do tesouro de Willy Caolho para salvar suas casas de uma demolição. Juntam-se a eles nessa aventura as amigas Andy e Stef mas, além das armadilhas deixadas por Willy Caolho por entre as cavernas e trilhas subterrâneas, os garotos terão de enfrentar também uma família de bandidos italianos, Os Fratelli. Para salvá-los resta somente o valente e destemido Sloth.

OPINIÃO:

   Excelente aventura juvenil com ótimas cenas de ação, além de ser o primeiro grande sucesso de Corey Feldman, um dos astros adolescentes mais popular desse período.

CONTA COMIGO:


SINOPSE:

   Na década de 1950, após um jovem ser morto acidentalmente, perto de suas casas, quatro meninos, do Oregon, decidem resgatar o corpo e virar heróis da cidade. No caminho, Gordie Lachance, Vern Tessio, Chris Chambers e Teddy Duchamp partem em uma jornada de descoberta. Começando como uma simples brincadeira, a aventura dos garotos evolui para um evento marcante em suas vidas.

OPINIÃO:

  Excelente drama inspirado na obra de Stephen King, o filme trata dos problemas adolescentes além de abordar as amizades que fazemos durante essa fase de nossas vidas.

 SEM LICENÇA PARA DIRIGIR:


SINOPSE:

   Depois de reprovado no exame de motorista, o adolescente Les Anderson acha que sua vida não pode ficar pior, mas ele está enganado. Sem habilitação para dirigir, Les decide usar o carro de luxo da família para se encontrar com Mercedes Lane a garota mais quente da escola. Ela fica bêbada e acaba destruindo o carro, Les pede a ajuda de seu amigo Dean só que ele vai piorar ainda mais a situação em uma noite que está longe de acabar.

OPINIÃO:

  Excelente comédia que reuniu os astros Corey Feldman e Corey Haim, as cenas de destruição do Cadilac do avô de Les são impagáveis.

DANÇANDO ATÉ AMANHÃ:


SINOPSE:

   No dia do baile de formatura, o garoto mais popular da escola decide fazer uma aposta com os colegas de que conseguiria levar ao baile a tímida e durona Angela Strubaker, o problema é que ele se apaixona por ela, enquanto isso os outros alunos tentam arrumar um amor até o final do baile.

OPINIÃO:

   O filme menos famoso desse período, porém é excelente com uma trama bacana passada quase que inteiramente na noite do baile de formatura.


   Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de relembrar esses clássicos que marcaram uma geração de fãs,  infelizmente a maior parte dos atores não tiveram tanto sucesso na década seguinte, mas ficaram na memória de todos. Até a próxima postagem!

7 comentários:

  1. conteúdo muito bom, parabéns, irei aproveitar bastante a sua lista.

    ResponderExcluir
  2. Assisti um filme parecido c esse ultimo Dançando ate amanha, mas no final o colega mau carater leva a mocinha pro hotel tentando tirar vantagem...só que o mocinho corre atras e salva a mocinha ficando os dois juntos no final....deve ser 80s ou 90s...vi na sessao da tarde ou no cinema em casa, vc sabe qual é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá tudo bem, se não me falha a memória o filme é: Ela é demais, é dos anos 90

      Excluir
  3. Preciso descobrir o nome do filme que eu vi quando era mais novo, basicamente chego o rebelde em um cidade nova, o cara tem uma harley ou uma indian e faz amizade com o mais fraco esse mais fraco é loiro e magrinho e tem ajuda do novo amigo para conquistar sua paixao se baseia nos anos 50 ou inicio dos 60

    ResponderExcluir