quinta-feira, 7 de setembro de 2017

O Massacre da Serra Elétrica

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos ao Canil do Beagle. Antes de mais nada gostaria de pedir desculpas aos meus leitores pois eu andei meio distante do blog, porém pretendo normalizar a frequência das postagens.
   A postagem de hoje é mais do que especial, irei falar sobre um dos mais célebres filme de terror de todos os tempos: O Massacre da Serra Elétrica. Originalmente essa postagem deveria ter sido feita ainda em Agosto, porém acabei deixando ela de lado para abordar o programa do Bozo em homenagem a estréia do filme Bingo: O rei das manhãs, eis que no dia 26 de Agosto o diretor de O Massacre da Serra Elétrica, Tobe Hooper acabou falecendo e essa postagem se tornou uma homenagem póstuma a sua mais conhecida criação, então ajeite-se na poltrona e se prepare para uma viagem infernal ao Texas.

não mexa com o texas 

O CASO REAL QUE INSPIROU O FILME:

  O filme O Massacre da Serra Elétrica, sempre foi conhecido por ter se baseado em uma história real, na verdade apenas alguns fatos foram inspirados, o resto é apenas pura liberdade criativa, o caso de Ed Gein o Canibal de Wisconsin inspirou diversos outros filmes como:Psicose e O Silêncio dos Inocentes.

o assassino que inspirou leatherface

   Ed Gein era um caipira pacato e acima de qualquer suspeita, havia sido criado pela mãe superprotetora em uma fazenda distante da cidadezinha de Plainfield, ele se tornou suspeito pelo desaparecimento de uma senhora da cidade, ao chegar na fazenda de Gein, a policia local encontrou uma verdadeira cena de horror: Na sua propriedade foram encontradas partes de corpos como: crânios, pele, peitos, corações, pele de rosto humano, lábios,cabeça,ossos sendo usados como móveis e o mais assustador o corpo da senhora desaparecida decapitado e aberto ao meio e pendurado pelos pés. Além disso, encontraram o corpo da mãe de Ed Gein mumificado, segundo o psicopata, ele conversava com ela e se vestia como a própria mãe.
    Por ser considerado doente mental, Ed foi condenado a terminar seus dias no hospital psiquiátrico. Obviamente essa história assustadora serviu de inspiração para Tobe Hooper criar o lendário Leatherface.

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1974):


SINOPSE:

   Sally Hardesty, seu irmão cadeirante Franklin e outros três amigos vão até o Texas visitar o túmulo do avô e a antiga casa onde os irmãos passavam o verão na infância. O que o grupo não sabe é que na casa vizinha vive uma família de psicopatas canibais, entre eles o violento Leatherface, que usa uma máscara de pele humana e mata suas vitimas com uma motosserra.
  Um a um os amigos vão sendo mortos, até sobrar apenas Sally, que será "convidada" para jantar com a família.

OPINIÃO:

   Um dos filmes mais apavorantes de todos os tempos, uma verdadeira viagem ao inferno, violento, sádico mas por incrível que pareça praticamente não tem sangue.
  O Massacre da Serra Elétrica já começa com uma tétrica narração sobre os fatos:

"O filme que verão é baseado na tragédia que assolou um grupo de cinco jovens, especialmente Sally Hardesty e seu irmão inválido Franklin. Foi mais trágico devido ao fato de serem jovens. Mas, se eles tivessem vivido muito, muito longas vidas, jamais teriam esperado ou desejado ter visto a loucura e o macabro que viram naquele dia. Para eles, um passeio de carro num verão à tarde tornou-se um pesadelo. Os acontecimentos daquele dia guiaram o descobrimento de um dos mais bizarros crimes nos anais da história norte americana, O Massacre da Serra Elétrica.”

  Depois disso a tela fica escura, escutamos o som de alguém cavando algo, quando flashs de uma máquina fotográfica revela pedaços de um corpo em decomposição, depois disso surge o corpo em cima de uma lápide como uma escultura macabra quase avisando que é a última chance de você desistir.

ponto sem retorno

  O filme desenvolve os personagens sem pressa, vamos ganhando a simpatia de Sally, Franklin, Jerry, Pam e Kirk, conhecendo a personalidade de cada um .

você vai se apegar a eles

    O vilão Leatherface só aparece após uns 40 minutos de filme, mas somos apresentados a ele de maneira épica, Kirk, um dos amigos entra na casa para pedir gasolina emprestado, ele tropeça ao entrar em um cômodo e leva uma marretada de Leatherface na cabeça, ele começa e se contorcer no chão, o assassino, puxa o corpo pra dentro do cômodo e fecha violentamente a porta.

surge uma lenda

   Depois dessa primeira aparição, Pam a namorada de Kirk, vai atrás do amado e é perseguida por Leatherface que a agarra e pendura em um gancho de carne igual a um boi abatido.

carne no açougue 

   Os outros serão mortos e sobrará apenas Sally que será torturada na famosa cena do jantar, uma cena onde a loucura prevalece e ela terá que tentar sobreviver.

a famosa cena do jantar

    A primeira vez que eu assisti ao Massacre da Serra Elétrica eu estava no primeiro período da faculdade, já conhecia a fama do filme, mas nunca tinha visto em nenhuma locadora, até que achei uma fita na locadora do Campus, mesmo sendo uma cópia extremamente escura, onde quase não dava pra ver o que acontecia, eu fiquei impactado pelo filme, quando ele acabou fiquei uns cinco minutos pensando:Puta que Pariu que foda!!!

a fita vhs com imagem escura

   Anos depois consegui uma cópia em DVD, com imagem restaurada e pude apreciar todos os detalhes macabros do filme.

com imagem espetacular 

   O filme fez muito sucesso e anos depois acabou dando origem a diversas sequências algumas boas e outras muito ruins.

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA PARTE 2 (1986) :


SINOPSE:

  13 anos se passaram depois do massacre original,a jovem DJ Stretch está apresentando seu programa de rádio quando dois arruaceiros telefonam pra ela e começam a criar problemas. Eles estão ao telefone perturbando a DJ, só que rapidamente a situação muda de rumo,eles são atacados por Leatherface o assassino da serra elétrica, enquanto a DJ ouve chocada os gritos das vitimas do outro lado da linha. O xerife  Lefty Enright que é o tio de Sally e Franklin vai até o local e obriga Stretch a dizer no rádio que ela sabia a identidade dos assassinos, esperando que Leatherface apareça.

OPINIÃO:

   Um dos piores filmes da franquia, é impossível imaginar que foi o próprio Tobe Hooper, diretor do filme original tenha cometido essa atrocidade.

o novo leatherface

   Segundo as más línguas, Hooper só fez esse filme porque o estúdio bancou seu filme anterior,a  superprodução Força Sinistra.
  Esqueça toda a loucura e violência do original. Aqui tudo foi substituído por palhaçada e humor negro, com direito a uma luta de serras elétricas entre o Xerife Enright e Leatherface.

luta de serras

   Pra completar as besteiras do filme Leatherface se apaixona pela DJ, chegando a enfiar sua serra no meio das pernas da mocinha.

sim é isso mesmo que você está pensando

  O filme foi um fracasso de crítica, o próprio ator Dennis Hooper falou que esse foi o pior filme que ele fez na carreira e olha que o falecido ator atuou em mais de 200 filmes.

 LEATHERFACE- O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA 3 (1990) :


SINOPSE:

    Um casal em crise Michelle  e Ryan está viajando pelos Estados Unidos de costa a costa, mas acaba saindo da rodovia principal e cai direto em uma estrada deserta justamente no estado do Texas. Apanhados em uma armadilha, eles começam a ser caçados pelo ameaçador Leatherface e sua família psicótica, um bizarro clã com sangue nas mãos e um estranho gosto por carne humana na hora do jantar.

OPINIÃO:

   Tinha tudo para ser um filmão,violento, sério, sufocante, guardado as devidas proporções mais parecido com o primeiro filme do que a patética continuação,mas infelizmente no meio do caminho existia produtores que fizeram mais cortes no filme que o próprio Leatherface para conseguirem uma censura mais branda e assim aumentar os lucros.

o novo leatherface e sua gigantesca serra

  Nessa continuação Leatherface aparece com uma prótese na perna fazendo uma ligação com o primeiro filme onde ele havia se cortado, além disso ele ganhou uma nova família incluindo um irmão cowboy, uma garotinha macabra e uma mãe sinistra.

a nova família de leatherface

   O filme seria bem violento e incluiria uma cena onde o assassino arrancaria o rosto de uma pessoa e faria sua máscara,a menina mataria uma pessoa e teríamos a famosa cena do jantar com direito as mãos de Michelle pregadas na cadeira

menina macabra

  Só que infelizmente a maior parte das cenas foram cortada, o que prejudicou o filme e afastou o público,resultado o filme fracassou no cinema e foi detonado pela crítica e pelos fãs, apenas anos depois é que ele foi relançado em uma versão sem cortes que trouxe toda a violência exluída das telas.

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA- O RETORNO (1994) :


SINOPSE:

   No estado do Texas, a jovem Jenny e seus amigos se divertem na estrada em plena noite de formatura. O grupo sofre um grave acidente e um deles se machuca, obrigando seus colegas a procurar a ajuda. Por azar, encontram uma família de psicopatas entre eles Leatherface.

OPINIÃO:

     O pior filme de toda a franquia,não apenas isso mas é um dos piores filmes de todos os tempos, é sério!, o pior é que quem dirigiu o filme foi Kim Henkel um dos produtores do original, pra piorar ele disse que esse filme seria continuação oficial do primeiro filme, ignorando as outras sequências, na verdade o filme é apenas uma refilmagem do original, mudando os personagens, mas repetindo as mesmas situações e até o final!!
  Situações ridículas, péssimas atuações,diálogos inexistentes, maquiagem mal feita, nada se salva nessa merda que consegue ser pior que a parte 2. O maior pecado do filme foi ter transformado o bom e velho Leatherface num babaca que passa a maior parte do filme vestido de mulher!! com direito a peruca, batom, camisola e gritos histéricos.

sim, esse é o leatherface

   A única coisa relevante é que o filme foi estrelado por Renée Zellweger, Matthew McConaughey em início de carreira que morrem de vergonha por terem feito esse filme.

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA -REMAKE (2003) :


SINOPSE:

   Em Agosto de 1973, cinco colegas de universidade: Kemper, sua namorada Erin e seus amigos Morgan, Andy e Pepper estão a caminho do concerto do Lynyrd Skynyrd em Dallas. Depois de sucessivos acontecimentos, chegam a casa de Leatherface, o temido psicopata com uma serra, onde são mantidos presos, além disso eles precisam sobreviver ao psicótico xerife Hoyt, o pai de Leatherface .

OPINIÃO:

    No começo da década passada o produtor Michael Bay resolveu realizar uma refilmagem de O Massacre da Serra Elétrica, apesar dos fãs terem chiado bastante, a produção transcorreu sem maiores problemas e por incrível que pareça o filme é muito bom, os atores são excelentes e acabamos nos afeiçoando a eles como no filme original.

novas vítimas

  O novo Leatherface interpretado pelo gigantesco Andrew Bryniarski é extremamente assustador, uma máquina de matar.

o tamanho da criança

  Além do assassino da serra elétrica temos o surgimento de um novo personagem, o sinistro e violento Xerife Hoyt, numa atuação espetacular de R. Lee Ermey.

ele é pior que o leatherface

    O filme também presta várias homenagens ao original como as mortes de alguns personagens.

acho que já vi isso antes

   O filme também criou uma espetacular cena de abertura  e de encerramento na forma de um documentário policial, dando uma sensação de filme baseado em fatos reais .

documentário realista

   O filme foi um sucesso de crítica e público e deu origem a uma continuação excelente em 2006.

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA- O INÍCIO (2006) :


SINOPSE:

   Quatro anos antes do Remake, Chrissie e seus amigos partem em uma viagem para uma aventura final antes de um deles partir para o Vietnã. Quando estão passando pelo Texas, motociclistas perseguem o quarteto e causam um acidente que lança Chrissie para fora do carro. o Xerife Hoyt aparece e mata um motociclista e os amigos de Chrissie são levados para a propriedade da família Hewitt, onde o jovem Leatherface está aprendendo a usar a serra elétrica.

OPINIÃO:

   Após o sucesso do Remake, era óbvio que seria feita uma continuação porém divido ao final do filme anterior seria muito difícil produzir uma boa história, para resolver o problema os produtores preferiram produzir uma "prequel", contando a origem de Leatherface.

o jovem leatherface

    A ideia deixou os fãs preocupados mas o filme acabou sendo espetacular, na minha humilde opinião achei melhor até que o Remake, o filme tem o mesmo clima de loucura e violência do filme de 1974, com direito a famosa cena do jantar tão angustiante quanto a do filme original.

jantar angustiante

   O filme também nos brinda com a primeira vez em que Leatherface usa a serra pela primeira vez em uma cena espetacularmente sangrenta.

a primeira vez da serra 

   O filme também vez sucesso e acabou sendo bem respeitado entre os fãs de filmes de terror.

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA  3D: A LENDA CONTINUA (2013):


SINOPSE:

  Texas, 1974. Depois de cometer uma série de atrocidades contra um grupo de jovens, a bizarra família Sawyer é encurralada em sua casa por um grupo de moradores revoltados, dispostos a tudo, inclusive desrespeitando a ordem do xerife para saírem do local. Um massacre acontece e todos os Sawyer que estavam no local são mortos, sobrando apenas um bebê, que é salvo e adotado por um dos assassinos.
  Anos depois, bem longe dali, a jovem Heather planeja uma viagem com seu namorado e uns amigos, entretanto, ela é surpreendida com a notícia que sua avó (de quem ela nunca havia ouvido falar antes) havia morrido e deixou para a garota uma herança no Texas. Revoltada com as mentiras dos pais e com o apoio dos amigos, Heather parte para o local e descobre que é descendente dos Sawyer e que sua avó lhe deixou não apenas uma bela propriedade e dinheiro, como também um legado de terror e violência, que atende pelo nome Leatherface  um primo maníaco que fará de tudo para proteger sua família.

OPINIÃO:

    Pense num filme que tinha tudo para dar certo mas acabou derrapando , é esse aqui, a proposta era ignorar todas as continuações do primeiro filme, incluindo a parte 2 dirigida por Hooper. O Massacre da Serra Elétrica: A Lenda Continua começa com um flashback do filme original, apresentando a morte de todos os personagens até a fuga de Sally.

começando de onde parou

 O filme continua imediatamente de onde o original havia terminado com o Xerife chegando ao local do massacre e encurralando a família Sawyer ( contando com mais membros dentro da casa).

a volta da família

   Os moradores da pequena cidade decidem fazer justiça com as próprias mãos e surgem no momento em que a família pretendia realmente entregar Leatherface. os primeiros 15 minutos do filme são espetaculares porém depois ele vai descendo a ladeira principalmente pelo erro de continuidade, a história se passa 20 anos após o filme original, portanto deveria ocorrer em 1994, porém o espectador percebe claramente que o filme se desenrola nos dias atuais principalmente devido a uma cena com o smartphone. Pra piorar no terço final Leatherface é transformado no mocinho do filme!. uma afronta aos fãs.


oi primo!

   Apesar da boa intenção o filme acabou naufragando nas bilheterias e dando origem a mais um reboot na série.

  Bem é isso ai pessoal espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco dessa assustadora franquia que teve altos e baixos durante as últimas décadas, em breve um novo filme chegará aos cinemas contando mais uma vez a origem de Leatherface, se o filme será bom o uma bomba só o tempo dirá, mas uma coisa é certa: tão cedo a serra elétrica irá parar de roncar no Texas.Até a próxima  





Nenhum comentário:

Postar um comentário