quarta-feira, 19 de julho de 2017

Jornada nas Estrelas parte 2: As outras séries

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a segunda parte do especial sobre Jornada nas Estrelas. Como vocês devem ter lido na primeira parte do especial Jornada nas Estrelas voltou a fazer sucesso graças as repises e acabou migrando para o cinema, o filmes fizeram muito sucesso e em meado da década de 1980, o produtores resolveram que era hora de contar novas histórias passadas nesse universo e acabaram criando outras séries derivadas da original que expandiram o universo e a mitologia criada por Gene Roddenberry.

as novas tripulações do universo criado por Roddenberry

JORNADA NAS ESTRELAS - A NOVA GERAÇÃO (1987/1994):

renovando o legado

   No ano de 1986, a série clássica mantinha bons índices de audiência tanto na TV, com as repises, quanto no cinema com os filmes, graças a isso a Paramount que detinha os direitos de Jornada nas Estrelas resolveu encomendar a Gene Roddenberry uma nova série.

o criador e suas novas criaturas

   Os atores da série clássica já eram bastante famosos e estavam cobrando altos salários pra estrelarem o filme Jornada nas Estrelas IV-  A Volta pra casa, imagine pra estrelarem uma série para a televisão,a solução foi situar a série ainda mais no futuro com uma nova tripulação com isso contrataram um novo elenco com atores pouco conhecidos e pagando cachês mais baixos.
  Jornada nas Estrelas- A Nova Geração se passava no século XIV e conta as aventuras da tripulação da nova Interprise comandada pelo capitão Picard. Nessa nova série, a Federação e os Klingons se tornaram aliados passando a coexistir pacificamente.

um klingon na interpise

A NOVA TRIPULAÇÃO:

  Assim como a série original, os novos membros da Interprise são tão interessantes quantos os membros clássicos, incluindo um Klingon, uma revolução na mitologia da série. Assim temos o Capitão Jean-Luc Picard, o Imediato Riker, o andróide Data, o Navegador La Forge,o Oficial Tático Worf, Conselheira Deanna Troi e a Dra.Crusher.

a tripulação mais bacana?

NOVOS PERIGOS:

   As histórias de A Nova Geração eram repletas de questões políticas e sociológicas, mas abriram espaço para a nova ameaça dos Borgs, uma raça de ciborgues que formavam uma consciência coletiva, além dos Romulanos e dos Ferengi.

os perigosos borgs

O SUCESSO DA NOVA GERAÇÃO:

dois capitãs, muito sucesso

   Jornada Nas Estrelas- A Nova Geração fez muito sucesso, alguns fãs chegam a considerar a tripulação comandada por Picard melhor que a tripulação clássica, foi a única série além da clássica que também migrou para os cinemas.

JORNADA NAS ESTRELAS- DEEP SPACE NINE/A NOVA MISSÃO (1993/1999):

uma série mais sombria

   Para comemorar os 25 anos da franquia Jornada nas estrelas, uma nova série começou a ser produzida. Alguns fãs consideram Deep Space Nine (o nome original da série) um Spin Off (série derivada) de A nova Geração,tanto que o Klingon Worf faz parte da nova série.

A SÉRIE DIFERENTE:

 Diferente de outras séries, Deep Space Nine se passa em uma estação espacial e não em uma nave estelar, para não se ter duas séries com naves estelares ao mesmo tempo.

a estação deep space nine

   A série se passa em uma antiga estação espacial Cardassiana. Depois dos Bajorianos terem se libertado da longa e brutal ocupação Cardassiana, a Federação Unida dos Planetas é convidada pelo Governo Provisório Bajoriano a administrar conjuntamente a estação, que, originalmente, orbitava Bajor. A estação é renomeada Deep Space Nine. No piloto, a estação é movida para um recém descoberto buraco de minhoca bajoriano, permitindo acesso ao distante e não explorado Quadrante Gama. Rapidamente se torna um centro de exploração, troca interestelar, manobras políticas e conflito aberto.

MUITOS PERSONAGENS:

   Devido ao cenário da série, uma estação espacial, ela possuiu uma grande variedade de personagens recorrentes. Não era incomum para um personagem "coadjuvante" ter um papel igual, ou maior, que um personagem principal em determinado episódio.

o elenco principal

  Os membros principais da estação eram:o Comandante Sisko,o Chefe de Segurança Odo,a Conselheira Ezri Drax,o Oficial de Operações Estratégica Worf,o Oficial de Ciências Jadiza Drax, o Oficial Médico Bashir e Quark.

UMA NOVA NAVE ESPACIAL:

   Apesar da maioria ter se acostumado com a nova premissa, alguns fãs  sentiam falta de uma nave exploratória nos moldes das séries anteriores, com isso foi criada a nave estelar USS Defiant na terceira temporada, porém a estação continuou sendo o cenário principal.

pra agradar os fãs

O SUCESSO MEDIANO:

    Apesar do número de espectadores de Deep Space Nine  terem sido bons, a série nunca teve tanto sucesso quanto A Nova Geração, entretanto teve melhores números que sua irmã Voyager. Um fator que contribuiu para isso foi o mercado dos Syndications que na época estava com muitas séries, o que dava aos espectadores várias opções. Outro fator foi a divulgação mínima que a série recebeu, já que a Paramount se focou em promover a Nova Geração e a futura Voyager, deixando Deep Space Nine de lado. Em 1995, a maioria das emissoras independentes se juntaram as grandes, e isso empurrou os programas de Syndication para horários menos favoráveis, prejudicando sua audiência.

JORNADA NAS ESTRELAS- VOYAGER (1995/2001):

perdidos no espaço

  Jornada nas Estrelas-Voyager foi produzida para lançar o canal UPN, uma emissora pertencente a Paramount. A Paramount originalmente queria lançar sua própria emissora em 1977, que seria ancorada pela planejada Star Trek: Phase II, que foi cancelada em favor da produção de Jornada nas Estrela- O Filme.
  Foi a primeira e única série da franquia a ter uma mulher no comando de uma nave, a Capitã Janeway.

a primeira capitã

  INDO ONDE NENHUM HOMEM JAMAIS ESTEVE LITERALMENTE:
 
  Jornada nas Estrelas- Voyager, contava as aventuras da nave de mesmo nome, a trama começa quando a Capitã Janeway está perseguindo os Maquis, um grupo de renegados, para levá-los à Federação.

a nova nave

  Durante a perseguição, as duas naves são sugadas por uma tecnologia alienígena desconhecida e param em um quadrante espacial totalmente desconhecido, literalmente onde nenhum homem jamais esteve. Os tripulantes da Voyager e os Maquis são forçados a superar suas diferenças e trabalhar juntos para voltarem aos seus locais de origem.  

O POUCO SUCESSO:

   Infelizmente, o canal UPN não atingia todos os Estados Unidos, por causa disso muito fãs não conseguiam acompanhar o programa, o que ajudou a sua baixa audiência

JORNADA NAS ESTRELAS- INTERPRISE (2001/2005) :

os pioneiros

   Foi a primeira série de Jornada nas Estrelas produzida no século XXI, ela era uma espécie de prelúdio das aventuras da série original, focada na formação da Federação, as primeiras viagens espaciais, a origem da Frota Estelar.
  A trama acompanha a missão do Capitão Jonathan Archer,comandante da Interprise NX-01 explorando os primeiros planetas, a nave é  um protótipo, por isso é menor que a da série clássica.

a primeira interprise

  Apesar da trama interessante mostrando as origens dos conceitos da mitologia de Jornada nas Estrelas, a série passou por problemas de audiência assim como a série clássica. Em sua terceira temporada, a audiência da série apenas caía e a ameaça de cancelamento pairava sobre ela  Isso, junto com o fracasso de bilheteria do filme Jornada nas Estrelas Nemesis (2002), lançou uma desconfiança geral em torno da franquia Star Trek.
   Os fãs lançaram uma campanha por cartas similar àquela que salvou a terceira temporada da série original. Em 20 de maio de 2004, foi anunciado que Jornada nas Estrelas Enterprise havia sido renovada para uma quarta temporada, porém seria movida para as noites de sexta-feira. A audiência continuou a cair e infelizmente ela não foi renovada para uma quinta temporada.

  Bem depois de Interprise as séries foram deixadas de lado e os produtores focaram no Reboot para os cinemas.Atualmente está em produção uma nova série chamada Discovery que irá estrear no final desse ano.
  É isso ai pessoal, espero que tenham gostado de conhecer as outras séries que ajudaram a expandi o universo Trekker, na próxima parte do especial vamos ver um pouco de todos os filmes de Jornada nas Estrelas para o cinema, até lá!.


Nenhum comentário:

Postar um comentário