quarta-feira, 12 de julho de 2017

Jornada nas Estrelas parte 1: A série Clássica

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais um especial do Canil do Beagle.    Antes de mais nada gostaria de informar aos leitores que esse talvez seja o especial que eu mais relutei em fazer, não me levem a mal eu queria escrever sobre esse assunto desde os primórdios do blog, mas devido a responsabilidade perante aos milhares de fãs adiei por duas vezes a sua concepção, porém superei o medo das críticas e aqui estou levando a vocês um dos grandes especiais do blog: Jornada nas Estrelas.

indo aonde nenhum homem jamais esteve

O COMEÇO DE TUDO:

  A série Jornada nas Estrelas foi criada na década de 1960 por Gene Roddenberry,o roteirista teve a ideia de criar um seriado que se passasse no futuro, mas precisamente no século XXIII, originalmente mostraria as aventuras de uma nave chamada Yorktown, comandada pelo capitão Winter que percorreria o espaço visitando planetas e culturas diferentes.

o criador gene roddenberry

   O autor levou a ideia para a MGM, que recusou o projeto, Roddenberry modificou algumas características da história e levou o projeto para todos os estúdios de Hollywood, que recusaram a ideia, quando estava perto de desistir, o estúdio Desilu (que produzia a série The Lucy Show) aceitou produzir a série com uma condição: ser a mais barata possível.

CORTANDO GASTOS E USANDO A IMAGINAÇÃO:

   Com o sinal verde dado, Roddenberry passou a criar soluções engenhosas para cortar gastos: A nave nunca pousaria nos planetas,os tripulantes seriam teletransportados para a superfície de onde visitariam; para poupar dinheiro com maquiagem, os alienígenas teriam a aparência de humanos salvo raras exceções; não seria preciso gastar dinheiro produzindo trajes espaciais, a tripulação visitaria apenas os planetas classe M com condições atmosféricas iguais a da Terra e por último as batalhas espaciais não seriam mostradas em sua totalidade,veríamos os combates de dentro da cabine da nave com os atores se jogando de um lado para o outro e o telespectador usaria a imaginação.

 
cortando gastos

O PRIMEIRO PILOTO:

   Em pouco tempo foi produzido o episódio piloto chamado: Star Trek-The Cage, na história acompanhamos as aventuras da nave Interprise comandada pelo capitão Pike investigando o desaparecimento de uma nave no planeta Talos IV. 

capitão pike e spock

   O estúdio Desilu reprovou o episódio piloto achando cerebral demais, porém viram um potencial na série, em uma atitude inédita pediram a produção de um novo piloto para Roddenberry.

O SEGUNDO PILOTO:

   Nesse segundo piloto outras mudanças ocorreram, sai Jeffrey Hunter como o capitão Pike e entra William Shatner como o capitão Kirk, além disso o piloto ganhou mais cenas de ação. 

o elenco definitivo

  Assim surgiu: Star Trek- Where no man has gone before, o segundo episódio piloto que mostrava um tripulante da nave adquirindo superpoderes.

O NASCIMENTO DE UM CLÁSSICO:

   Logo em sua primeira temporada a série apresentou diversos elementos que fariam parte da franquia como: a Federação dos Planetas Unidos,as batalhas espaciais, a Frota Estelar, o teletransporte,os Vulcanos,os Romulanos, os Klingons e o vilão geneticamente modificado Kahn.


 
elementos clássicos

A TRIPULAÇÃO CLÁSSICA:

    A característica mais marcante de Jornada nas Estrelas é a tripulação da Interprise, um fato interessante é que a tripulação era totalmente miscigenada, você tinha alienígenas, americanos, orientais, europeus, soviéticos e negros, segundo Gene Roddenbery: "é bem provável que no futuro todas as diferenças tenham sido postas de lado em favor de um bem maior".

a tripulação clássica

   Longe de serem os mocinhos perfeitos, eles tinham qualidades, defeitos e muitas vezes se estranhavam quase chegando as vias de fato.

CAPITÃO JAMES TIBERIUS KIRK:


   É o comandante da Interprise, o capitão mais jovem da história da Frota Estelar, além de ter sido o único estudante a derrotar o teste do Kobayashi Maru.
   Sério, impetuoso, bom de briga, justo e mulherengo; Kirk forma uma trindade ao lado de Spock e McCoy sendo a parte equilibrada do trio.

PRIMEIRO TENENTE SPOCK :


   O senhor Spock é um meio Vulcano, uma raça alienígena que suprimiu todas as emoções, com isso ele utiliza unicamente a lógica em todas as situações, como também possui descendência humana por parte de mãe, Spock vive em conflito com sua natureza lógica.;Ao lado de Kirk e McCoy ele é a razão do trio.

OFICIAL MÉDICO LEONARD MCCOY:


  É o médico de bordo da Interprise, o Dr. McCoy é o melhor amigo de Kirk, como um médico cirurgião, ele prefere um tratamento o menos invasivo quanto possível . McCoy representa um papel importante no trio: por várias vezes ele age como a consciência do grupo, despertando-os para  os perigos e atitudes a serem tomadas, sendo assim um interessante contraponto e mesmo um complemento emocional à fria lógica de Spock.

TENENTE/ENGENHEIRO CHEFE MONTGOMERY SCOTT:


  É o engenheiro da Interprise, conhece todos os meandros da nave e adora o seu trabalho, além de ser um grande apreciador de whisk.

TENENTE/NAVEGADOR  HIKARU SULU:


   É o navegador da Interprise,Sr. Sulu é um grande esgrimista, além de ser um excelente combatente corpo a corpo.

TENENTE NYOTA UHURA:


   É oficial de comunicações e tenente da Interpise, além de oficial de ponte da nave chegando a assumir o comando da mesma quando os demais membros ficaram incapacitados.

ALFERES/OFICIAL TÁTICO PAVEL CHEKOV:


   De origem russa, o personagem aparece na segunda temporada da série e atua como oficial de navegação, com a patente de Alferes da Frota Estelar.É o mais jovem da tripulação, com o passar do tempo Chekov subiu de patente passando pelo posto de oficial de ciências ,chefe de segurança, oficial tático e capitão.

ORDENANÇA JANICE RAND:


  Era uma espécie de secretária e interesse amoroso do capitão Kirk, ela saiu na segunda temporada para que o capitão da Interprise pudesse ter outros romances.

OS PROBLEMAS DE AUDIÊNCIA:

    Mesmo com a qualidade dos episódios, a série não teve grandes índices de audiência, a ameaça de cancelamento apareceu durante a segunda temporada. Os fãs da série conduziram uma campanha de cartas sem precedentes pedindo que a emissora mantivesse o programa no ar. 

brigando pela audiência

   O objetivo foi conseguido, a emissora renovou o programa, porém mudou o dia de exibição para sexta-feira e o orçamento foi reduzido.
   Porém, devido a baixa audiência a série foi cancelada ao final de sua terceira temporada, apesar de protestos e outra campanha de cartas.

O RENASCIMENTO E A CONSOLIDAÇÃO NA CULTURA MUNDIAL:

    Alguns anos depois do cancelamento da série aconteceu um fenômeno nunca visto, a Paramount fez um pacote com todos os episódios para serem distribuídos para as chamadas emissoras locais de todo os Estados Unidos em um processo chamado syndication e para o resto do mundo. Como resultado, Jornada nas Estrelas se tornou mais popular do que na época em que foi exibido e os atores, alguns desempregados passaram a ser celebridades.

se tornando um clássico

    O programa ganhou o status de cult e os rumores que a franquia iria ser retomada surgiram.
A primeira nova série de Jornada nas Estrelas foi: Jornada nas Estrelas a Série animada. O desenho foi produzida pela Filmation em associação com a Paramount e teve duas temporadas que foram ao ar nas manhãs de sábado de 1973 a 1974 na NBC, tendo 22 episódios de meia hora. 

a série animada

  A boa audiência levou a Paramount e Gene Roddenberry a desenvolver uma nova série, Star Trek: Phase II.
  Após o sucesso dos filmes Guerra nas Estrelas e Contatos Imediatos de Terceiro Grau, o piloto planejado de Phase II foi adaptado no filme Jornada nas Estrelas: O filme,lançado em 1979. Mas isso é assunto para outra postagem.
   Bem é isso ai pessoal, espero que tenham curtido essa primeira parte do especial, matado a saudade ou conhecido um pouco mais da série que marcou a cultura pop mundial e peço desculpa aos fãs por alguma falha da minha parte. Na próxima postagem irei falar sobre as outras séries de Jornada nas Estrelas, até a próxima e Vida Longa e Próspera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário