quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Clássicos das Artes Marciais- o gibi que ensinava a lutar

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem.Hoje irei falar sobre uma das revistas que eu mais gostava de ler quando era criança:Clássico das Artes Marciais.

porrada em quadrinhos

   O COMEÇO DE TUDO:

   Antes de começar a falar sobre a revista, é preciso explicar para os leitores o contexto da época: na década de 1970 graças ao sucesso de Bruce Lee nas telas do cinema, houve uma explosão de filme de Kung Fu, qualquer filme com um chinês magrelo,sem camisa e de cabelo de cuia era sucesso garantido.Mesmo após a morte do astro,esses filme continuaram a fazer sucesso até meados dos anos 80,lembro de quando eu era criança de assistir com meu pai esses filmes seja na Bandeirantes ou na Record na sessão Kung Fu.

o mestre bruce lee

  Para aproveitar esse sucesso, quando possuiu os direitos de publicação das HQs da Marvel, a editora Bloch lançou a revista Mestre do Kung Fu,trazendo histórias do herói homônimo.

shang shi

   No ano de 1979, a editora perdeu os direitos de publicação da Marvel e a revista passou a sair com o nome de: Histórias de Kung Fu, apresentando personagens genéricos até ser cancelada.

o sucesso não pode parar 


 CLÁSSICO DAS ARTES MARCIAIS:

   No ano de 1987,a Bloch lançou uma nova revista que tentava pegar o finalzinho da onda de filmes de Kung Fu: Clássicos das Artes Marciais, a revista era muito bacana, apesar das histórias simplórias, sempre rolava um quebra-pau o que animava a molecada, a revista contava com alguns personagens fixos, foram eles:

Mestre Kim:
o astro da revista

   Era a estrela da revista, o personagem era na verdade inspirado em uma pessoa real: Yong Min Kim, mestre de Taekwondo.

o verdadeiro mestre kim

   Ele veio para o Brasil em 1976 e abriu uma academia de Taekwondo no Rio de Janeiro, depois tornou-se instrutor da polícia do Rio, e seguiu uma carreira em artes marciais no Brasil até hoje.
  O mestre Kim era amigo e professor de Taekwondo de Edmundo Rodrigues, editor da Bloch que resolveu homenagear seu professor transformando-o em um personagem de  histórias em quadrinhos.
   Nas histórias o mestre Kim era um agente espacial da interpol,em suas aventuras, ele enfrentava todos os tipos de vilões: ninjas,cientistas loucos, ditadores,mercenários e mafiosos.



 
as capas com o mestre kim

   O  mestre Kim fez tanto sucesso que ganhou uma revista própria no ano de 1989.

Bruce Ling:

o filho de drácula

   Era o segundo astro da revista, não você não leu errado o nome era esse mesmo, o personagem foi criado por Antonino Homobono Baliero na revista:Capitão mistério apresenta-Drácula. Em uma bem sucedida trilogia conhecemos a história de Bruce Ling, um jovem lutador chinês que era na verdade o filho do conde Drácula, ele lutava contra o próprio pai na busca pela sagrada cimitarra de Buda.

a trilogia de bruce ling

  A Bloch resolveu reaproveitar o personagem e continuar sua saga,mostrando a luta de Bruce Ling para impedir que Drácula domine o mundo.



as capas com bruce ling

   Com a saída das histórias do mestre Kim de Clássico das Artes Marciais, Bruce Ling se tornou o astro da revista.

Yakim-o rei do nunchaku:

um personagem sem carisma

  Contava a história do Jovem Yakim, especialista em Nunchaku, uma arma muito usada em filmes de Kung Fu, e suas viagens pelo mundo combatendo o crime e a injustiça.
   Apesar dos esforços,Yakim era um personagem sem carisma e não fez o mesmo sucesso de Bruce Ling e Mestre Kim.

 Bonzo Secreto:

o batman do kung fu

 Contava a história de Tom Tracy, um detetive inglês nas ruas de Hong Kong dos anos 20, durante a noite ele se transformava no Bonzo secreto e combatia o crime organizado no melhor estilo batman.

As feiticeiras Shaolin:

vampiras lutadoras

  Surgidas nas histórias de Bruce Ling, era um trio de bruxas vampiras que também combatiam as ameaças do conde Drácula e de outros seres das trevas.

A fera da capoeira:

paranauê

   Era uma capoeirista, que agia no Brasil durante a década de 1930 com a ajuda de um amigo detetive da policia enfrentando todo o tipo de criminoso.

Black Jim:

shaft do kung fu

  No melhor estilo Blacksploitation, conhecemos a história de Back Jim, um cara parecido com Shaft que lutava contra o crime nas ruas do Harlem.
  Existiam outros personagens, porém em sua maioria eram ninjas ou samurais em histórias genéricas.

personagens genéricos 

   Vou aproveitar essa postagem para corrigir um erro que encontrei durante a minha pesquisa para escrever sobre Clássicos das Artes Marciais, em diversos sites é dito que existiu uma revista chamada Space Ninja e que durou 6 edições, na verdade a sexta edição de Clássico das Artes Marciais foi dedicada a histórias com ninjas, sendo a principal:o Space Ninja, nunca houve um título próprio para esse personagem.

é apenas a sexta edição de clássico das artes marciais

   Clássicos das Artes Marciais era um sucesso, não só pelas histórias,mas também por ensinar golpes dos mais variados estilos de luta e como usar armas como:Nunchaku, Sai, Katana, Shuriken, entre outras, realmente era outros tempos.




como ser um pequeno assassino 

MESTRE KIM- A REVISTA SOLO:

   As histórias do mestre Kim era o maior sucesso,mas entre 1989 e 1990 elas atingiram o auge,pois o mestre ganhou um quadro fixo no programa infantil cometa alegria,entre os episódios do jaspion, onde ensinava golpes de Taekwondo e a filosofia das artes marciais.


abertura do quadro do mestre kim

   O quadro era um sucesso e logo o mestre Kim ganhou uma revista solo, em suas novas aventuras ele ganhou um arqui-inimigo:o Mestre Sombra e sua organização secreta.



a revista solo

   A revista contava com histórias desenhadas por dois dos maiores artista dos quadrinhos nacionais: Eugenio Colonesse e Antonino Homobono, com suas belas mulheres.



bons desenhos

  Apesar da ótima equipe criativa, a revista durou apenas 9 edições e o mestre Kim retornou para Clássico das artes Marciais.

a volta do mestre

   Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de matar a saudade ou conhecer um pouco de uma revista que marcou uma geração de leitores da década de 1980.Clássico das Artes Marciais, juntamente com Histórias reais de Drácula e Histórias reais de Lobisomem foram as revistas que eu mais comprei quando era criança.Já falei sobre as revistas do conde vampiro ( aqui ) e de artes marciais e num futuro vou falar também da revista do lobisomem, até a próxima.


                                               



13 comentários:

  1. ótima revista, ótima matéria! Voce tem todas as edições? Mostra aí o Pequeno Ninja que saiu não lembro em que edição, acho que é uma HQ de uma única página.

    ResponderExcluir
  2. Eu era fã dessas revistas. Marcaram época! Aliás, acho que tudo que fosse ligado a kung fu, ninjas, lutas, era sucesso garantido nos anos 80. Me lembro que não queria perder a aula do mestre Kim no programa infantil da Manchete. Realmente tinha estórias bem simplórias, mas também eram cheias de atitudes honradas e situações que faziam a criançada refletir. Sempre tinha uma lição de moral para acrescentar. Outro ponto bacana, é que haviam criações e personagens nacionais. Alguns até bem atuais e representativos da nossa cultura como "A Fera da Capoeira". Seria muito bom se estas revistas voltassem a ser editadas e trouxessem de volta esses personagens. Mas até lá, eu parabenizo este blog por manter viva memórias como esta, que fizeram parte de nossa cultura e nossa história. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Cara d+ gosto muito dessas revistas tem como eu ler online clássicos das artes e mestre kim ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clássicos das Artes Marciais: http://rockquadrinhosscans.blogspot.com.br/search/label/Cl%C3%A1ssicos%20das%20artes%20marciais

      Mestre Kim: http://rockquadrinhosscans.blogspot.com.br/search/label/Mestre%20Kim

      Excluir
  4. Caso alguém se interesse, achei algumas edições destes gibis no site “Rock & Quadrinhos” disponíveis para download. Vida longa a este blog e grande braço! Segue os links:

    Clássicos das artes marciais: http://rockquadrinhosscans.blogspot.com.br/search/label/Cl%C3%A1ssicos%20das%20artes%20marciais

    Mestre Kim: http://rockquadrinhosscans.blogspot.com.br/search/label/Mestre%20Kim

    ResponderExcluir
  5. Muito bom rever esses clássicos, faz parte de nossas infâncias, meus parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Show de matéria, matei a saudade de um tempo inesquecível, forte abraço e sucesso em suas publicações!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado espero que goste das outras matérias do blog

      Excluir
  7. A meu amigo conseguiria disponibilizar pra baixar a edição de número 09 ? Em pdf ou cbr ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, você consegue achar essas edições no quadrikomics

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá, muito bacana sua postagem. Colecionei estes gibis a partir de 1989. Clássicos das Artes Marciais eu só não tinha os números 2,3,4,5. A edição nº 6, dedicada ao ninjutsu foi muito legal. Lembro das estórias do "Último Ninja" ("Garras do Tigre" e "O Perigo Louro"). Em Clássicos das Artes Marciais achava muito legal as estórias do "Velho da Montanha" (O Desafio - nº8). Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o artigo! Eu era muito fã das revistas e tinha todas! Você só esqueceu do Zaiko o velho da montanha ele era um peesonagem bem interessante da revista clássicos das artes marciais. Abraço e muito sucesso pra você.

    ResponderExcluir