terça-feira, 18 de agosto de 2015

superpowers parte 1

    Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos, a postagem de hoje será especial, tanto que será dividida em duas partes,irei falar sobre a minha série de actions figuries(ou bonequinhos) favorita: superpowers!

a série completa

   Era o ano de 1986 e a editora DC comics havia fechado um contrato com a kenner para a produção de uma linha de bonecos para concorrer com a série secret wars da marvel/matel e posso dizer que era muito superior aos bonecos da marvel, eles eram  muito mais bem trabalhados, com vários  pontos de articulações,acessórios e um acabamento bem mais caprichado.O capricho não se restringia apenas aos bonecos, as caixas também era um show a parte com artes de José Luis Garcia Lopez,a caixa vinha com um card com informações sobre o personagem,além de uma mini HQ com uma aventura superbacana.

algumas das hqs que vinham com os bonecos

   Além dos bonecos foram lançados diversos veículos como:o batmóvel,o batcóptero,o super-carro,o satélite delta 1,muito bem detalhados e belíssimos.

os espetaculares veículos de superpowers 

  No final de 1987 a Estrela anunciou o lançamento da série no Brasil,lembro de ver anúncios em algumas revistas em quadrinhos da editora abril, com uma histórinha de uma página envolvendo os personagens cujo o final era... " só você sabe", além de um álbum de figurinhas e um jogo de tabuleiro.
o álbum de figurinhas e uma rara propaganda em uma revista

   Lembro o impacto que eu tive quando vi um boneco dessa série pela primeira vez, meu avô era gerente dos supermercados SENDAS e antigamente havia uma sessão só de brinquedos nas lojas(bons tempos),estava eu passando por ela quando vi o boneco do batman,posso dizer que eu pirei,sério o referência de bonecos que tínhamos em nosso país naquela época era os bonecos estáticos da gulliver.

isso era o máximo que tínhamos de actions figuries no Brasil

   Eu queria aquele boneco de qualquer jeito, implorei para o meu avô me dar e ele disse não, afinal não era aniversário,dia das crianças ou natal para eu ganhar um brinquedo;Não lembro ter feito malcriação para o meu avô, mas naquele dia quando cheguei na casa dele eu fiz pirraça,chorei,me escondi,nem minha mãe, nem meu pai deram jeito,depois de um tempão meu avô tira do carro o boneco que ele havia comprado,posso dizer que nunca fiquei com tanta vergonha, depois disso passei a colecionar a série,tive diversos bonecos além dos veículos.

qual moleque não ia fazer malcriação pra ter um desses?

A estrela lançou duas séries no Brasil, a  primeira  série contava com 10 personagens e 2 veículos:

- Figuras
01 - Superman
02 - Batman
03 - Robin
04 - Mulher Maravilha
05 - Flash
06 - Aquaman
07 - Gavião Negro
08 - Coringa
09 - Pinguin
10 - Brainiac
- Veículos
01 - Batmóvel
02 - Supermóvel

a primeira série da estrela

A segunda série contava com  mais 7 personagens e 2 veículos:

- Figuras
11 - Lanterna Verde
12 - Arqueiro Verde
13 - Cyborg
14 - Shazam
15 - Homem Borracha
16 - Lex Luthor
17 - Darkseid
- Veículos:
03 - Batcóptero
04 - SuperDelta 

a segunda série da estrela 

infelizmente a Estrela não lançou a série completa deixando de lado:

-figuras:
1-ajax
2-nuclear
3-senhor destino
4-senhor milagre
5-ciclotron
6-tornado vermelho
7-faraó dourado
8-orion
9-sr.frio
10-samurai
11-dessad
12-kalibak
13parademonio
14-mantis
15-steppenwolf
16-tyr
17 clark kent
e ainda:
-o palácio da justiça
-lex solar

uma pena o palácio da justiça não ter saído por aqui

    Para ajudar nas vendas, o desenho animado dos superamigos,passou a ter os títulos de "Superfriends-The Legendary Super Powers Show" (1984-1985) e "The Super Powers Team-Galactic Guardians" (1985-1986) em suas duas últimas temporadas, remodelando os personagens e apresentando histórias mais sérias com o mesmo clima das HQs.

 as excelentes ultimas temporadas dos superamigos

   Nos Estados Unidos em 1989 a Kenner se preparava para lançar uma quarta série, porém a DC Comics transferiu o direito e a fabricação dos personagens para empresa Toy Biz,mas a série tinha um novo nome :DC Super Heroes tivemos uma versão do batman do Filme do Tim Burton e novos personagens como o duas caras e o lex luthor em sua nova versão das HQs.

a série da toybiz tinha sutis diferenças 

   Infelizmente a série da Toybiz não tinha o mesmo charme que superpowers e em 1991 ela foi cancelada,no Brasil apenas a figura do batman de uniforme negro foi lançada pela estrela.

como eu queria esse boneco quando criança 

  No próximo post os desenhos animados dos supepowers até lá!!

2 comentários:

  1. Eu tive alguns e eram bonecos muito bons.

    ResponderExcluir
  2. Tive vários desses, tive tbm o jogo de tabuleiro com os caixotes e o Batman preto.

    ResponderExcluir